Esconder

-->

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Como se destacar em sustentabilidade

Embora o interesse dos consumidores pelo consumo ético e sustentável não seja novo, cresceu em ritmo acelerado nos últimos anos. E a indústria de alimentos e bebidas tem um papel importante a desempenhar no centro do movimento de sustentabilidade. E os consumidores concordam. Uma pesquisa da FMCG Gurus 2021, indicou que 65% desejam que as marcas de alimentos e nutrição façam mais para proteger o meio ambiente. Isso pode significar que os consumidores desejam que as marcas de alimentos e bebidas reflitam suas próprias prioridades em mudança, concentrando-se na saúde do planeta em primeiro lugar.

O interesse no meio ambiente e na sustentabilidade, também amplia o alerta em relação ao greenwashing, levando os consumidores a examinar as alegações mais de perto. Mas o que as marcas podem fazer para conquistar consumidores cada vez mais céticos e exigentes?

O primeiro passo é eliminar a confusão. Os padrões de sustentabilidade variam entre empresas, indústrias e países. Para os consumidores, isso cria o desafio de descobrir quem está realmente causando um impacto ambiental positivo e quem está simplesmente dizendo que está fazendo isso. Para acabar com essa confusão e garantir clareza, as marcas devem considerar a parceria com organizações especializadas em sustentabilidade que oferecem orientação detalhada e personalizada sobre o que as marcas podem reivindicar. O apoio de um especialista confiável pode, até mesmo, ajudar as marcas a parecerem mais confiáveis aos olhos do consumidor.

Investir em práticas mais sustentáveis deve ser visto como um investimento na longevidade de uma marca. Mas as empresas nem sempre conseguem absorver todos os custos e pode haver alguma hesitação em repassá-los ao consumidor. No entanto, os consumidores ambientalmente conscientes estão dispostos a pagar a mais por produtos sustentáveis. Uma forma de as marcas se destacarem é comunicando o “verdadeiro custo” da sustentabilidade. Embora transformar a maneira como as empresas operam para serem mais sustentáveis possa custar mais no curto prazo, os clientes podem recorrer a marcas que estão adotando medidas viáveis, o que pode beneficiá-las muito a longo prazo.

As marcas também devem garantir que qualquer progresso de sustentabilidade que tenham feito seja o mais transparente possível, para que os consumidores possam garantir que as alegações sejam verificadas. Conquistar os consumidores mais cautelosos requer evidências tangíveis e medidas que comprovem que as empresas estão seguindo o caminho. A publicação precisa e meticulosa do progresso da sustentabilidade pode ajudar as marcas a ganhar a confiança de consumidores cada vez mais céticos.

Além disso, a única maneira real de superar o ceticismo do consumidor é a honestidade. Se uma marca deseja que seus clientes acreditem em seus objetivos de sustentabilidade, devem ser capazes de confiar no que a empresa está dizendo. A honestidade, porém, vai além de fornecer informações precisas sobre o que já está acontecendo. Para inspirar confiança, as marcas devem falar honestamente sobre o que mais precisam fazer. Ao ser aberta sobre as lacunas na oferta de sustentabilidade de uma pessoa, bem como as medidas que estão sendo tomadas, uma marca pode demonstrar aos consumidores que suas metas ambientais são mais do que apenas palavras.

A preocupação com o clima foi além de uma tendência de consumo e está rapidamente se tornando uma expectativa. Não é mais suficiente para as marcas simplesmente declarar suas metas de sustentabilidade. Adquirir e manter a confiança de consumidores céticos requer evidências concretas e comunicação honesta e transparente.




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001