Estudo da Ingredion revela: brasileiros valorizam dulçor equilibrado e preferem ADOÇANTES NATURAIS como a stevia
O Brasil vive um novo momento em relação ao dulçor. A mais recente pesquisa global da Ingredion, líder em soluções de ingredientes de origem natural, revela que a população brasileira deixou de ter o açúcar como principal referência de dulçor. A preferência agora se volta a alternativas naturais, com destaque para adoçantes mais completos, como a stevia.
Conduzido em cinco mercados – Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Índia e México – o estudo teve no Brasil um dos recortes mais expressivos: o equilíbrio do sabor é o atributo mais valorizado por quem consome alimentos e bebidas adoçados no país, enquanto perfis de sabor muito persistentes e artificiais são menos apreciados.
O levantamento identificou dois grandes perfis de consumidores ao redor do mundo: um grupo que busca dulçor intenso, formado por quem deseja produtos que vão além do nível de dulçor padrão do mercado, e outro que prefere dulçor sutil, apreciando produtos em que o dulçor é apenas uma parte de um perfil de sabor mais complexo, deixando que outros sabores se destaquem.
As formulações com 50% de redução de açúcar utilizando as Soluções PURECIRCLE™ Clean Taste da Ingredion superaram em aceitação as versões tradicionais adoçadas apenas com açúcar em grande parte dos mercados analisados. Ainda mais expressivo: versões com 100% de substituição do açúcar alcançaram paridade de sabor em relação aos produtos adoçados somente com açúcar – mostrando que é possível entregar sabor e performance mesmo em produtos com zero adição de açúcares.
O estudo reforça o que já é percebido no dia a dia da indústria: há uma demanda crescente por bebidas, alimentos e produtos com menos açúcar e com rótulos mais simples. A preferência por adoçantes completos, como a stevia, demonstra que o público está mais atento à experiência completa – não apenas ao dulçor, mas ao sabor como um todo.
As Soluções PURECIRCLE™ Clean Taste foram desenvolvidas justamente para responder a esse novo cenário. Oferecem melhor desempenho e custo em uso, além de reduzir prazos de desenvolvimento e atender às principais categorias da indústria: alimentos, bebidas, laticínios, panificação, confeitos, salgados e nutrição esportiva.
"O Brasil é um mercado sensível à experiência sensorial. As pessoas querem mais do que doçura – buscam equilíbrio, naturalidade e rótulos limpos. Essa mudança de comportamento desafia a indústria a inovar, e é exatamente onde a Ingredion atua. Com nossas soluções à base de stevias diferenciadas, entregamos o dulçor ideal com o perfil sensorial que as pessoas esperam, mesmo com menos ou nenhum açúcar adicionado e rótulos mais amigáveis. Estar à frente dessas transformações é parte do nosso compromisso com o futuro da alimentação," afirma Rodrigo Furquini, Diretor de Marketing Brasil e Líder Global da Categoria de Confeitos.
Na vanguarda da inovação
O compromisso da Ingredion com a inovação está traduzido no seu posicionamento global Be What's Next – ser o que vem a seguir. Isso significa antecipar tendências, desenvolver tecnologias que atendam às novas demandas do mercado e entregar soluções que combinam saudabilidade, funcionalidade e sustentabilidade. Com investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, centros de inovação como o IDEA Labs™ e parcerias estratégicas no Brasil e no mundo, a Ingredion segue à frente, apoiando marcas a criarem os produtos que moldam o futuro da alimentação.
Como parte desse compromisso, a companhia disponibiliza o download do E-book completo sobre o estudo global de dulçor, e seu time de especialistas está pronto para compartilhar mais informações e apoiar empresas interessadas em aplicar esses insights em suas formulações.




























