Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Redefinição de valor é a principal tendência para a indústria de alimentos e bebidas em 2023

“Redefinindo valor” lidera as 10 principais tendências da Innova Market Insights para 2023. Com orçamentos apertados e suprimentos sob pressão, as marcas precisam ser flexíveis para se conectar com os consumidores, ao mesmo tempo em que aproveitam ao máximo as oportunidades tecnológicas emergentes.

Ao longo do último ano, o custo e a relação custo-benefício tornaram-se mais importantes para mais da metade dos consumidores de alimentos e bebidas em todo o mundo. Ao mesmo tempo, que esses consumidores exploram cada vez mais estratégias de economizar, optando pela escolha de itens de menor custo, também se mostram abertos a novas experiências, que lhes garantam bem-estar pessoal e apoio a saúde do planeta. Essa postura pressiona marcas e fabricantes a entregarem valor, enquanto ainda atendem a essas expectativas do público mais amplo.

De acordo com Lu Ann Williams, diretora de Insights Globais da Innova Market Insights, a redefinição do valor estará em foco em toda a indústria de alimentos e bebidas, à medida que os consumidores buscarem marcas que ouçam, entendam e respondam aos seus valores fundamentais. “Os consumidores querem marcas que forneçam qualidade e confiança por meio de suas formulações de produtos, comunicações e ações de sustentabilidade mais amplas”, acrescentou.

Além de uma maior demanda por preços competitivos, os consumidores buscam valor nutricional e esperam uma responsabilidade compartilhada contínua pela segurança ambiental. Enquanto isso, as gerações mais jovens que cresceram em uma era digital inclusiva estão ganhando maior influência, mudando os mercados e criando novas oportunidades.

Nesse cenário complexo, o Top Ten Trends da Innova destacou cinco temas que podem direcionar a indústria de alimentos e bebidas em 2023. Um deles, como já mencionado, é a redefinição do valor. Estratégias como simples aumentos de preços ou listas de ingredientes flexíveis para lidar com as flutuações da cadeia de suprimentos podem funcionar no curto prazo. No entanto, as marcas precisam ser abertas em sua comunicação e mostrar claramente os benefícios que estão trazendo. Além disso, a saúde do planeta continua sendo a principal questão global e as pressões financeiras estão levando a um aumento de comportamentos ecologicamente corretos. À medida que a crise do custo de vida continua, as marcas podem alcançar o sucesso por meio de ações que combinam benefícios econômicos com metas claras de saúde e sustentabilidade.

A nutrição acessível é outro tema de destaque. Nos últimos 12 meses, 62% dos consumidores relataram aumento no custo de seus alimentos e bebidas. Como resultado, estão voltando sua atenção para produtos simples, mas nutritivos e acessíveis. Os principais comportamentos incluem comprar a granel, optar por marcas próprias, reduzir os gastos com itens supérfluos e comprar menos itens. Os consumidores estão procurando ativamente maneiras acessíveis de manter uma dieta saudável, oferecendo às marcas muitas oportunidades para testar suas capacidades e transpor limites. Para atender às demandas nutricionais, ambientais e econômicas dos consumidores, os fabricantes devem inovar para extrair o máximo valor das matérias-primas e do processo de produção.

Os consumidores mais jovens também devem entrar no foco da indústria de alimentos e bebidas, pois estão criando tendências e definindo o que os mercados devem oferecer. Para a Geração Z e os Millennials, as escolhas de alimentos e marcas são significantes de estilo de vida, crenças e valores. Embora a saúde seja um fator de compra cada vez mais importante, como também nas gerações mais velhas, sabores inovadores e internacionais estão conquistando o paladar de um público jovem e experimental. Esses consumidores abraçam o novo e o diferente, sendo extremamente responsivos ao engajamento positivo das marcas.

A rápida ascensão do setor à base de plantas exigiu um novo foco nas demandas dos consumidores por produtos saborosos e de alta qualidade. Deixando de ser apenas uma imitação, a gastronomia verde florescerá como um setor autônomo em 2023, dando às marcas oportunidades significativas de diversificação e expansão. Os consumidores ainda querem ver melhorias no sabor e na textura, mas há um enorme apetite por criatividade culinária e perfis de sabor em todo o mundo. A indústria está respondendo com um grande aumento nas ofertas de refeições prontas, enquanto há grande espaço para expansão em kits de refeições e combinações de receitas inventivas. O interesse em ingredientes subutilizados também está crescendo, criando oportunidades para introduzir variações no sabor e na nutrição, ao mesmo tempo em que aborda as preocupações com o fornecimento.

Outro item que merece atenção é a curiosidade do consumidor por tecnologias inovadoras, como a agricultura vertical e regenerativa, que está aumentando. Além de ajudar a maximizar o sabor, a nutrição e o rendimento, esses avanços podem conquistar o apoio do consumidor, ao demonstrarem melhorar a qualidade e a sustentabilidade da produção mundial de alimentos. O consumidor de hoje está cada vez mais investido na fonte de alimentos, uma vez que se relaciona com as principais preocupações globais de saúde, sustentabilidade e resíduos. As marcas precisam demonstrar como as novas técnicas de produção estão beneficiando agricultores, pessoas e o planeta.

Segundo Lu Ann Williams, com as preocupações financeiras como fator dominante, 2023 é um ano significativo para novos desenvolvimentos que respondam a essas crescentes demandas, levando em consideração a demanda considerável do consumidor por valor redefinido em toda a cadeia de suprimentos, com abordagens criativas e flexíveis para o uso de tecnologia e redução de desperdícios.




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001