Esconder

-->

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Mercado de ômega 3 enfrenta desafios de curto prazo, mas tem potencial de longo prazo

A indústria ômega 3 EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico) é complexa e diversificada. As fontes de suas matérias-primas são originárias de quase todas as regiões do mundo e suas aplicações abrangem toda a vida das pessoas, desde antes do nascimento até a velhice.

Algumas regiões do mundo abrigam um mercado maduro e estável, enquanto outras continuam apresentando forte potencial de crescimento.

EPA e DHA são usados como ingrediente principal ou para fornecer fortificação em uma variedade de aplicações, incluindo suplementos dietéticos, alimentos e bebidas fortificados, fórmulas infantis, produtos farmacêuticos, alimentos médicos/nutrição clínica e alimentos para animais de estimação. A quantidade de EPA e/ou DHA em uma aplicação específica de produto acabado varia muito dependendo da categoria. A proporção é muito maior para aplicações como suplementos alimentares e produtos farmacêuticos, para os quais os óleos ômega 3 são o principal ingrediente ativo. Para outras aplicações, como fórmulas infantis ou alimentos e bebidas fortificados, muitos outros ingredientes superam os óleos ômega 3 em valor, portanto, essa proporção é muito menor.

O mercado global de produtos de consumo EPA/DHA alcançou vendas anuais de US$ 47 bilhões em 2021, crescendo globalmente a uma taxa estimada de 3,2%. O crescimento mais rápido foi observado nos mercados em desenvolvimento da Ásia e da América Latina. O rápido desenvolvimento econômico de vários países nessas regiões resultou no rápido crescimento da classe média abastada e, à medida que a renda aumenta, também aumenta a capacidade de comprar produtos contendo EPA ou DHA. Simultaneamente, esse desenvolvimento econômico impulsiona mudanças socioeconômicas que favorecem o uso desses produtos. Uma maior participação das mulheres na força de trabalho fora de casa leva a um aumento na demanda por fórmulas infantis.

Como exemplo, o mercado chinês de produtos acabados contendo ômega 3, que responde por 19% da participação no mercado global, cresceu 7,2% em 2021. Embora mais rápido do que na maioria das outras regiões, esse crescimento foi um pouco mais lento em 2021 do que em anos anteriores, devido a desafios relacionados à Covid. Além disso, uma queda recorde no número de nascimentos contribuiu para uma desaceleração na demanda por fórmulas infantis, onde a China é o maior mercado de uso final.

Os Estados Unidos e a Europa (que, combinados, respondem por 55% do valor global) são mercados mais maduros e bem estabelecidos e seu crescimento é tipicamente mais lento. Em 2021, o mercado de produtos acabados cresceu 1% nos Estados Unidos e 1,6% na Europa.

O volume total de ingredientes ômega 3 usados globalmente em 2021 foi de 115.031 toneladas métricas (mT), representando um aumento de 2,1% em relação às 112.627 mT usadas em 2020. O valor total de mercado desses ingredientes foi de US$ 1,53 bilhão, aumento de 5,5% em relação ao valor em 2020.

Em termos de volume e valor, os maiores mercados são os Estados Unidos, Europa e China. Juntos, esses três mercados representam 70,8% do volume global e 71,1% do valor. Os dois primeiros são mercados bem estabelecidos e maduros e, em um ano normal, são esperadas apenas pequenas mudanças em volume e valor, enquanto o mercado na China é menos estabelecido e tende a ser um mercado que evolui mais rapidamente.

Em 2021, os Estados Unidos, que representam 34,9% do volume global e 39,4% do valor, cresceram 4,5% em volume. No entanto, isso não deve fazer parte de uma tendência de longo prazo, mas sim devido a uma correção da contração de volume observada no ano anterior. Essa contração foi em grande parte devido a problemas logísticos relacionados à Covid. O mercado dos Estados Unidos cresceu 10,1% em valor, em parte por causa desses ganhos em volume e em parte por causa dos ganhos no valioso setor farmacêutico ainda em crescimento.

O mercado europeu (26,1% do volume e 19,6% do valor) contraiu moderadamente em volume e cresceu em valor, devido a uma tendência de longo prazo de substituição dos óleos refinados utilizados em suplementos alimentares por ingredientes de maior valor, incluindo concentrados.

Em anos normais, o mercado chinês experimenta um rápido crescimento, impulsionado por fatores socioeconômicos que incluem uma rápida expansão da classe média abastada e uma maior participação das mulheres na força de trabalho. Em 2021, esse mercado representou 9,8% do volume e 12,1% do valor e manteve-se essencialmente estável em ambos. Isso não é típico e deve-se em grande parte a incerteza econômica e aos desafios logísticos causados pela pandemia da Covid, bem como pelo grande declínio nas taxas de natalidade, já mencionado acima.

Além disso, taxas de crescimento mais rápidas foram observadas na Ásia-Pacífico e nas economias emergentes do Resto da Ásia, América Latina e Resto do Mundo (ROW), enquanto a indústria de ômega 3 no Japão cresceu modestamente e a Austrália permaneceu estável.

Apesar dos desafios de curto prazo, o potencial geral da indústria de ômega 3 continua forte. A demanda está alta, nova capacidade de fabricação está sendo adicionada e novos artigos científicos sobre ômega 3 são publicados diariamente, gerando interesse contínuo em EPA e DHA.

Fonte: Natural Products Insider




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001