Esconder

-->

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Como a indústria pode combater a perda de alimentos

Todos os anos, toneladas de alimentos são produzidas para nutrir milhões de pessoas ao redor do mundo. O desperdício acompanha o grande volume dessa produção, seja na obtenção de matéria-prima, distribuição ou destinação final de um produto. Com isso, a preocupação com o desperdício alimentar se torna um assunto cada vez mais discutido, com grande visibilidade à questão.

As indústrias possuem papel fundamental na diminuição do desperdício. Primeiramente, é importante entendermos a diferença entre perda e desperdício de alimentos em uma produção.

A perda ocorre quando o descarte não é intencional, mas se dá por falta de uma estrutura apropriada, problemas na colheita, armazenamento ou transporte dos alimentos. Podem acontecer em toda a cadeia produtiva, principalmente em grandes escalas.

O desperdício acontece quando os alimentos possuem a data de validade vencida, são utilizados erroneamente, não possuem padrão comercial ou apresentam confusão nos rótulos. A falta de conscientização da população e as condições inadequadas de armazenamento também são uma forma de desperdício.

O relatório The State of Food and Agriculture 2019 informa que a perda de alimentos no mundo é responsável por 14% do total descartado, enquanto o desperdício corresponde a 86%. Na indústria, as perdas ocorrem por motivos que podem ser evitados, como a ausência de tecnologia, falta de adubação, aplicação errada de agroquímicos e embalagens ineficientes para a conservação de alimentos.

Campanhas de conscientização, parcerias com Organizações não Governamentais (ONGs), órgãos governamentais e empresas, são alternativas para aumentar o investimento em tecnologia, com técnicas modernas que evitem a perda e o desperdício de alimentos, água e recursos naturais. O meio ambiente e a sociedade necessitam urgentemente de ações que consigam reverter o quadro atual.

Com as atenções voltadas para o tema, a redução de perdas e resíduos na industrialização de alimentos tem sido de interesse da indústria, a qual também auxilia em pontos como a diminuição de custos e quanto a políticas públicas que enfatizam a necessidade de reduzir as perdas de alimentos e a geração de resíduos, a fim de minimizar os impactos ambientais e garantir a segurança alimentar. Os interesses se alinham a partir do momento em que o ganho é visível em todas as esferas.

Assim, diversas organizações estabelecem metas de redução de perdas de alimentos e disposição de resíduos, com compromissos e realizações.

Fonte: Food Connection




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001