Os produtos lácteos são inerentemente funcionais porque fornecem importantes benefícios à saúde. O que vem de encontro ao desejo dos consumidores na busca por produtos funcionais para melhorar sua saúde e bem-estar, oferecendo oportunidades para os processadores de laticínios fabricarem produtos lácteos inovadores.
A mudança de nutrição esportiva para nutrição ativa tem sido um fator principal no aumento da demanda do consumidor por opções funcionais, adotando uma abordagem mais ampla e oferecendo soluções que incluem diferentes estilos de vida e níveis de atividade. Além disso, houve uma grande mudança nas atitudes dos consumidores em relação à saúde, procurando ofertas expandidas de alimentos e bebidas que melhorem o bem-estar.
Os produtos lácteos funcionais podem oferecer tudo isso, através de bebidas de iogurte feitas para controle do estresse ou um smoothie probiótico rico em proteínas. De iogurte grego a iogurtes que fornecem uma fortificação única de proteínas com um ângulo favorável ao ceto, tanto proteínas quanto laticínios têm uma percepção positiva de saúde pelos consumidores em todo o mundo.
Ingredientes proteicos, como soro de leite, caseína e cálcio, são encontrados naturalmente em produtos lácteos. Como todas as faixas etárias podem digerir proteínas do soro de leite, essa é provavelmente a melhor fonte de proteína para incorporar à dieta para manter a saúde. Uma infinidade de ingredientes proteicos está sendo usada em produtos lácteos, desde soro tradicional e caseína até proteínas de soja e ervilha.
Embora a proteína isolada possa ser derivada de fontes animais ou vegetais, nem todas as proteínas fornecem benefícios nutricionais semelhantes, portanto, ao escolher a fonte de proteína, os formuladores precisam considerar os benefícios nutricionais, digestibilidade, alergenicidade e aspectos técnicos como sabor, textura e cor.
Os especialistas prevêem que as soluções de próxima geração para ingredientes e produtos proteicos continuarão a ser reveladas. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes das complexidades das diferentes composições de proteínas, serão mais seletivas sobre as fontes de proteína de seus produtos. Com isso, virá uma investigação mais profunda e dimensionamento de fontes alternativas de proteína; a personalização da proteína está no horizonte da inovação.
A nutrição infantil também é uma categoria a ser observada, com os especialistas prevendo que esse setor cresça com opções de proteínas mais fortificadas, especialmente à medida que os pais se tornam mais conscientes dos seus próprios objetivos de bem-estar, fazendo o mesmo por seus filhos.