MERCADO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS projeta crescimento de 27% em 2025
Data de publicação: 25/09/2025
Compartilhar:
O mercado brasileiro de alimentos com apelo de saudabilidade apresenta forte expansão em 2025, com uma projeção de crescimento de 27% até o final do ano. Segundo dados da EuromonitorInternational, essa alta sucede um avanço acumulado de 33% nos últimos cinco anos. O movimento é impulsionado por uma mudança no comportamento do consumidor, que busca aliar conveniência, frescor e sustentabilidade, criando oportunidades diretas para o setor de ingredientes e aditivos.
A análise do mercado aponta para um conjunto de tendências que ditam a inovação e o desenvolvimento de novos produtos. Do ponto de vista dos ingredientes, há uma demanda crescente por:
Funcionalidade: ingredientes com foco na saúde intestinal, como probióticos e fibras, além de adaptógenos, ganham relevância nas formulações.
Ingredientes nacionais: Há uma valorização de "superfoods" brasileiras, como açaí, camu-camu e castanha-do-pará, aplicados em barras energéticas e suplementos.
Proteínas:oconsumo de fontes de proteína está em alta. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), por exemplo, projeta um aumento de 8,5% no consumo per capita de ovos em 2025.
Naturalidade: a preferência é por rótulos limpos (clean label), o que se reflete na substituição de conservantes artificiais e no uso de temperos naturais, como ervas e especiarias, para a redução de sódio.
Sustentabilidade:práticas de upcycling, que aproveitam subprodutos como cascas e sementes para a produção de farinhas e snacks, estão alinhadas à demanda por cadeias produtivas mais sustentáveis e de origem local.
Para a indústria de ingredientes, as oportunidades se concentram no fornecimento de soluções funcionais, naturais e de origem sustentável, que atendam à demanda por rótulos limpos e agreguem valor nutricional aos produtos finais, em conformidade com as expectativas do consumidor brasileiro em 2025.