Grupo Piracanjuba obtém certificação inédita em SEGURANÇA DE ALIMENTOS
Data de publicação: 11/09/2025
Compartilhar:
O Laboratório de Microbiologia da fábrica do Grupo Piracanjuba em Bela Vista de Goiás (BVG) conquistou a acreditação ISO 17025 do Inmetro em ensaio de patógenos Salmonella e Listeria. Essa certificação, reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é inédita no setor de laticínios e constata a competência técnica do laboratório. O resultado é fruto de mais de um ano de trabalho e reforça o compromisso da empresa com a qualidade e a segurança dos alimentos, assegurando testes mais precisos, confiáveis e em conformidade com os mais altos padrões nacionais.
A ISO 17025 estabelece os critérios gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, garantindo que operem com precisão e confiabilidade. Essa norma abrange aspectos como a gestão da qualidade, a qualificação do pessoal, o controle de equipamentos e as condições ambientais.
"Essa conquista nos posiciona como pioneiros e líderes no setor e é um marco importante na evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos (SGQSA) da empresa, reforçando o compromisso com padrões cada vez mais rigorosos e confiáveis. Isso demonstra que não apenas seguimos as melhores práticas do setor, mas investimos em tecnologia e capacitação da equipe para garantir resultados confiáveis e respeito ao consumidor. Além disso, essa certificação pode abrir portas para novos mercados e parcerias comerciais", destaca o diretor industrial da companhia, Wagner PaschoalimFelicio.
A preocupação com a qualidade e segurança dos alimentos está incorporada na cultura organizacional, via SGQSA. A fábrica de Bela Vista de Goiás, especificamente, também possui a certificação FSSC 22000, uma das mais robustas e completas em relação à segurança de alimentos, e referência internacional, reconhecida pela Global Food Safety Iniciative (GFSI). A unidade também tem acreditação para produção de leite A2; Halal, seguindo todos os requisitos da lei islâmica para a fabricação de produtos; e Kosher, seguindo as normas judaicas.