CADE aprova FUSÃO entre Marfrig e BRF sem restrições
Data de publicação: 10/09/2025
Compartilhar:
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) do Brasil aprovou, em decisão emitida na sexta-feira, 5 de setembro, a fusão entre a Marfrig Global Foods e a BRF. A operação, aprovada "sem restrições", avança agora para a sua fase final e resultará na criação de uma das maiores empresas de proteína animal e alimentos processados do mundo, sob o nome de MBRF Global Foods.
A aprovação do CADE baseou-se na análise de que existe uma sobreposição limitada entre as principais áreas de negócio das duas empresas, não levantando preocupações concorrenciais. Segundo o órgão regulador, a participação combinada das empresas em mercados com sobreposição horizontal (onde oferecem produtos concorrentes) é inferior a 20%. Em mercados verticalmente integrados, a participação de cada empresa é inferior a 30%, reduzindo o risco de fechamento de mercado.
A nova entidade combinará portfólios complementares:
Marfrig: Focada primariamente no processamento de carne bovina e na comercialização de produtos de valor agregado, como refeições prontas e hambúrgueres, com marcas como Viva e Bassi Angus.
BRF: Concentrada no processamento de carne de aves e suínos, além de um vasto portfólio que inclui massas, margarinas (com a marca Qualy) e alimentos para animais de estimação, sendo detentora da marca Sadia.
A operação chegou a ser contestada pela Minerva Foods, que levantou preocupações sobre o papel da Saudi AgriculturalandLivestockInvestmentCompany (Salic), acionista tanto da Marfrig como da Minerva.No entanto, o CADE concluiu que a participação da Salic não fazia parte do objeto analisado nesta operação específica e manteve a sua decisão de aprovação.Agora, a conclusão final da fusão depende do cumprimento de certas condições remanescentes, incluindo a aprovação final e vinculativa do CADE, e da ocorrência da data de finalização da transação.