Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Tendências que moldam a formulação de proteínas

Não é segredo que a Covid-19 fez muitas pessoas pensarem sobre sua saúde e estilo de vida. Até 76% relataram que a pandemia os inspirou a comer e beber de forma mais saudável. E quase dois terços agora se exercitam com a frequência média de três vezes por semana. Tudo isso levou a uma mudança nas categorias de mercado, com mais consumidores usando produtos de nutrição esportiva para apoiar seu bem-estar geral.

Sem surpresa, isso teve um impacto significativo na demanda por produtos proteicos. A demanda é tal que as vendas globais de proteínas devem chegar a US$ 70 bilhões até 2025, um aumento drástico de US$ 18 bilhões a partir de 2020.

Historicamente, a fortificação de proteínas era reservada para atletas profissionais e semiprofissionais que priorizavam o desempenho; o sabor e a textura muitas vezes ficavam em segundo plano. A popularidade dos shakes e barras de proteína atingiu os frequentadores de academias e agora os consumidores comuns se encontram à procura de alimentos e suplementos enriquecidos com proteínas para reforçar sua forma física e saúde geral. Esses novos grupos de consumidores, no entanto, são menos toleráveis a barras de proteína duras, pós aglomerantes ou sabores insossos. Esses grupos de consumidores mais amplos querem produtos saborosos que também atendam as demandas de seus estilos de vida cada vez mais agitados.

Três tendências estão moldando o mercado diário de proteínas e os fabricantes podem aproveitar a crescente demanda por produtos proteicos inovadores com excelente sabor, textura e amplo apelo ao consumidor.

Uma das tendências é o alto teor de proteína. À medida que as pessoas prestam mais atenção aos seus macronutrientes e visam adicionar mais proteínas às suas dietas, muitas vezes procuram a maneira mais eficiente de obter sua dose de proteína sem ter que consumir grandes quantidades de alimentos ou bebidas. Isso dá uma vantagem aos produtos com alto teor de proteína. De acordo com um relatório da FMCG Gurus, 2021, 55% dos consumidores globais pagariam mais por produtos com alegações de alto teor de proteína. Os formatos populares que carregam essas alegações incluem snacks e bebidas, com 37% dos consumidores consumindo regularmente barras de proteína e 31% em bebidas prontas para beber (RTD) enriquecidas com proteínas. Claramente, existe uma enorme oportunidade de mercado para as marcas criarem produtos premium com alto teor de proteína. O dilema, no entanto, é que fornecer níveis muito altos de proteína nesses formatos apresenta desafios de formulação, especificamente quando se trata de sabor e textura. Inovações em novos ingredientes proteicos estão permitindo a criação de barras ricas em proteínas que não são apenas saborosas e fáceis de consumir, mas também proporcionam uma experiência de alimentação agradável, fornecendo as texturas e o potencial de benefícios nutricionais que os consumidores preocupados com a saúde esperam.

O flexitarismo é outra tendência que está remodelando rapidamente o mercado de proteínas. Dados globais sugerem que 42% das pessoas se consideram flexitarianas, trocando regularmente produtos de origem animal por alternativas vegetais. Essa parcela bastante considerável de consumidores está impulsionando a demanda por proteínas vegetais e, com isso, a inovação e o desenvolvimento de novos produtos. O resultado é uma excelente oportunidade de diversificação em um mercado de proteínas lotado. Curiosamente, os consumidores preocupados com a saúde não favorecem fontes específicas de proteína. Quando perguntados sobre o quão atraentes as diferentes proteínas são, 57% dos consumidores ativos afirmaram que achavam as proteínas vegetais atraentes, em comparação com 55% para proteínas à base de laticínios, como soro de leite. Enquanto 42% se identificaram como flexitarianos, o mesmo estudo descobriu que apenas 4% e 6% dos consumidores se consideravam veganos e vegetarianos, respectivamente. Isso significa que marcas que oferecem proteínas vegetais e animais lado a lado podem comandar um número maior de flexitarianos ativos. As proteínas vegetais, no entanto, têm necessidades de formulação diferentes das proteínas lácteas. Alguns dos desafios mais comuns estão relacionados ao sabor, como produtos com notas estranhas. Ingredientes inovadores são cada vez mais capazes de fornecer não apenas um sabor neutro e proteína de qualidade, mas também excelentes propriedades de formulação, como altos níveis de solubilidade, estabilidade e dispersibilidade. Juntos, isso pode ajudar os formuladores a acompanhar a crescente demanda por mais produtos proteicos vegetais e flexitarianos.

Soluções em movimento para combinar com estilos de vida agitados também é tendência. Entre a família, o trabalho, a vida social e os cuidados com a saúde, muitos consumidores têm dificuldade em arranjar tempo para a nutrição de que necessitam. Embora as barras de proteína e as bebidas proteicas continuem sendo o formato mais popular, há muitas oportunidades para as marcas desenvolverem produtos novos e criativos que ofereçam conveniência, experiência e uma dose de proteína. De cafés e sorvetes enriquecidos com proteínas a bagels fortificados e guloseimas de goma, a oportunidade de novos alimentos e bebidas proteicas é interminável. Em suma, o ingrediente percorreu um longo caminho desde os “milkshakes” de proteína em pó de dias passados. Mas para dar vida a essas soluções, as marcas devem selecionar suas fontes de proteína com cuidado. É claro que a qualidade é fundamental, assim como um sabor e aroma limpos e neutros. Incorporando essa tendência recentemente, estão as águas fortificadas com proteínas, com mais de 16 gramas de proteína de alta qualidade, oferecendo aos consumidores uma maneira refrescante de hidratar e aumentar o consumo em movimento de proteínas.

Em um mundo pós-pandemia, as tendências de saúde do consumidor estão em constante evolução. As marcas precisam estar à frente da curva, envolvendo-se com as mais recentes inovações em ingredientes para que possam continuar entregando produtos saborosos e modernos que atendam às necessidades do mercado. Ao formular com os ingredientes certos e em parceria com os fornecedores certos, os fabricantes podem superar desafios comuns relacionados à formulação de proteínas e fornecer produtos proteicos de alta qualidade, criativos e inovadores que atendem as expectativas do consumidor em sabor, textura e experiência.

Fonte: Food Beverage Insider




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001