Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Porque investir em sustentabilidade gera valor para as marcas

Os consumidores estão cada vez mais conscientes das credenciais ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG) das empresas e produtos em que investem. Por que certificações como a B Corp podem agregar valor para fabricantes de alimentos e bebidas?

Cada vez mais, os principais participantes do setor de alimentos e bebidas estão mudando suas estratégias corporativas para se concentrar menos na maximização de retornos para os acionistas e mais na compreensão da importância dos valores das partes interessadas.

Recentemente, esse crescimento no pensamento de “linha de fundo triplo” levou vários players de alimentos e bebidas a mudar a atenção para a implementação de iniciativas e obtenção de certificações para promover práticas de negócios sustentáveis, responsáveis e transparentes.

Seja pela preocupação com o bem-estar do planeta e de suas pessoas, seja pelas oportunidades de aumentar o reconhecimento da marca e as margens de lucro, as motivações por trás dessa mudança para a sustentabilidade nas estratégias das grandes multinacionais permanecem um tanto ambíguas. No entanto, os benefícios que certificações como a B Corp podem oferecer às três são claros.

Indicador de elevados padrões de prestação de contas, transparência e desempenho, a certificação B Corp integra uma lista de cerca de 4.500 empresas orientadas para um propósito, que procuram melhorar os seus rankings de sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

A certificação B Corp pelo B Lab mede o desempenho de uma empresa em relação a uma série de variáveis, desde o impacto ambiental até os benefícios dos funcionários e o alcance da comunidade.

Para obter a certificação, a empresa deve atender a um conjunto de critérios que incluem pontuação igual ou superior a 80 na análise de risco social e ambiental do B Lab, compartilhamento público da análise on-line e prestação de contas legal às partes interessadas. “O processo B Corp é uma avaliação rigorosa e independente do impacto de uma empresa nas pessoas e no planeta, desde sua pegada de carbono até a forma como capacita seus funcionários. Alcançar a certificação B Corp é um marco importante na jornada de melhoria e ação coletiva”, disse Johnathan Normand, fundador do B Lab Suíça.

Para obter a certificação B Corp, as empresas são obrigadas a realizar um rigoroso processo de análise, garantindo que todos os dados sejam transparentes e acessíveis ao público. Embora qualquer empresa possa se inscrever para se tornar uma Empresa B, o caminho para a certificação varia dependendo de critérios como receita, tamanho da empresa e setor.

Independentemente das diferenças entre as empresas, alguns passos devem ser tomados por todos os candidatos, que incluem a realização da Avaliação de Impacto B on-line, o Questionário de Divulgação e o fornecimento de documentação e evidências a um analista do B Lab para fins de verificação.

Além da avaliação, as empresas também devem revisar legalmente seus estatutos sociais para acomodar um modelo de governança de partes interessadas. O objetivo dessa etapa adicional é garantir que as Empresas B sejam legalmente responsáveis perante todas as partes interessadas, não apenas os acionistas.

Mas como as estratégias de sustentabilidade aumentam o valor para as marcas? A questão sobre o que exatamente está impulsionando essa mudança de estratégia sustentável é interessante. Na maioria dos casos, os benefícios de melhorar as práticas de negócios ESG são óbvios, tanto para o planeta quanto para as pessoas. No entanto, tradicionalmente, investir em sustentabilidade tem sido visto como um fardo financeiro com recompensas indignas.

À medida que os consumidores olham cada vez mais além dos produtos e dão mais importância aos valores, propósito e impacto das empresas, muitas delas estão percebendo o valor e a lucratividade que o investimento em sustentabilidade pode trazer.

Fonte: Ingredients Network




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001