A Lesaffre, empresa mundial de fermentação, adquiriu a Recombia Biosciences, empresa de biotecnologia. A parceria marca a entrada da Lesaffre na biologia sintética, considerada uma das maiores oportunidades de biotecnologia desta década.
A aquisição é o culminar de uma parceria estratégica iniciada em 2020 para alavancar as tecnologias de edição de genoma da Recombia Biosciences e acelerar o desenvolvimento de leveduras para a produção sustentável de ingredientes fermentados.
Nos últimos dois anos, Recombia e Lesaffre uniram forças para projetar e desenvolver novas cepas de levedura e otimizar a produção de vários ingredientes de origem biológica e biocombustíveis.
Para a Lesaffre, a aquisição da Recombia Biosciences faz parte de uma estratégia abrangente de investir fortemente em pesquisa e desenvolvimento para liberar todo o potencial de microrganismos, como leveduras ou bactérias benéficas. “Com a aquisição da Recombia Biosciences, estamos enriquecendo o portfólio de tecnologias de ponta do Grupo para acelerar a inovação no desenvolvimento e produção de leveduras; estamos nos cercando de novos talentos que acolhemos calorosamente”, explicou Brice-Audren Riché, CEO da Lesaffre.
A Recombia Biosciences será ancorada no Lesaffre Bio Engineering Center of Excellence, um importante departamento do Lesaffre Institute of Science and Technology, entidade corporativa de P&D da empresa composta por quase 200 pesquisadores internacionais.
A Recombia Biosciences manterá seu nome e continuará crescendo dinamicamente. A principal missão da empresa será explorar suas tecnologias de edição de genoma e biologia sintética de alto rendimento para beneficiar os diversos negócios da Lesaffre. A direção futura dos programas científicos e técnicos da Recombia será definida em conjunto por um Conselho específico da Lesaffre-Recombia, presidido pelo cofundador da Recombia, Lars Steinmetz.
“Congratulamo-nos com cientistas altamente reconhecidos em edição de genoma de alto rendimento e biologia sintética. Estamos convencidos de que a inteligência cerebral coletiva que trará catalisará perspectivas de ponta, particularmente nas áreas de saúde e proteção ambiental”, acrescentou Christine M’Rini Puel, diretora de P&D da Lesaffre.
“Ao combinar nossas tecnologias de edição de genoma e habilidades de biologia sintética com o profundo conhecimento e experiência da Lesaffre com fermentação e trabalho com microrganismos em escala industrial, poderemos alcançar muito juntos” disse Justin Smith, CEO da Recombia.
Fonte: Food Ingredients First