Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


A esportificação da panificação

Embora ainda exista um nicho para formulações que ajudem os atletas com alimentação, hidratação e recuperação, a categoria agora inclui alimentos com ingredientes funcionais que melhoram o bem-estar geral, auxiliando no controle de peso, saúde mental e envelhecimento saudável. Esse setor de nutrição ativa apresenta uma oportunidade para os panificadores oferecerem produtos de conveniência que são fáceis de incorporar aos consumidores em suas rotinas diárias. A nutrição esportiva e a nutrição ativa podem incluir uma variedade de produtos de panificação para ajudar a atender as necessidades nutricionais de indivíduos ativos.

Qualquer tipo de barra, muffin, biscoito ou bolacha pode funcionar como veículo de entrega de nutrição de desempenho. Embora a proteína, tradicionalmente proteína láctea, seja normalmente o nutriente-chave nesses produtos, existem muitos outros ingredientes de desempenho que podem ser incorporados. A maioria terá um impacto no sabor e na textura, portanto, uma seleção cuidadosa é fundamental.

Quem se exercita regularmente, principalmente atletas, tem necessidades nutricionais específicas. Isso porque o desempenho e a recuperação podem ser influenciados pela composição nutricional da dieta diária. Consumir quantidades adequadas de proteína é fundamental para apoiar a saúde e o desempenho.

Numerosos estudos mostram que proteínas de alta qualidade, principalmente do soro de leite, estimulam melhor a síntese de proteínas musculares em repouso e após exercícios de resistência. Isso ocorre porque o soro de leite é digerido rapidamente e ajuda a síntese proteica imediata, estimulando o crescimento e a recuperação muscular. A caseína fornece efeitos semelhantes em termos de crescimento muscular, mas é digerida mais lentamente, proporcionando uma síntese proteica mais duradoura.

De acordo com Donald Layman, professor emérito de Nutrição da Universidade de Illinois, os dados indicam que todos os seres humanos precisam da mesma quantidade de proteína dietética todos os dias para reparo e remodelação muscular básica. Para colher outros benefícios, deve-se considerar a qualidade e a quantidade da proteína em cada refeição, em particular, no café da manhã.

Pesquisas sugerem que cada refeição deve incluir 30 gramas de proteína de alta qualidade, incluindo proteína com alto teor de leucina de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). Essa é a quantidade necessária para o organismo funcionar no seu melhor. De todos os ingredientes disponíveis para fabricantes de alimentos e bebidas, o isolado de proteína de soro contém mais leucina, 11%. O concentrado de proteína do leite vem em segundo lugar, com 9,5%, seguido pelo ovo, com 8,8%. Esses ingredientes também oferecem um sabor complementar e versátil para aplicações de panificação.

Outra proteína láctea completa são os fosfolipídios do leite. Estudos clínicos mostram que melhoram o gerenciamento do estresse e a resiliência em adultos.

Já os carboidratos são a forma de energia de escolha para músculos ativos. Contudo, nem todos são iguais. A isomaltulose, por exemplo, é um carboidrato de baixo índice glicêmico proveniente do açúcar de beterraba, que fornece energia total de carboidratos de forma mais equilibrada. Além disso, demonstrou fornecer outros benefícios, como aumento da queima de gordura e suporte ao controle de peso. Também foi observado que a energia de carboidratos fornecida pela isomaltulose pode apoiar a memória e melhorar o bem-estar mental.

Proteínas e carboidratos são importantes para aqueles interessados em reconstruir músculos e ter energia estável e sustentada, mas outros nutrientes também possuem a sua importância. O ferro é um deles, mineral essencial que suporta glóbulos vermelhos saudáveis e desempenho físico. Estudos mostram que os atletas experimentam uma maior perda de ferro diariamente em comparação com a população em geral, e aqueles que se exercitam regularmente precisam de 70% a mais.

Mas não se trata apenas de fortificar produtos com todos esses nutrientes. Os formuladores também devem torná-los prontamente disponíveis para a absorção do organismo.

Um aspecto negligenciado da nutrição é o da biodisponibilidade, que pode ser afetada não apenas pela forma específica do nutriente, mas também pela presença de compostos nos alimentos que podem limitar a absorção. Os chamados antinutrientes, como fitatos e oxalatos, são comumente encontrados em alimentos à base de plantas que costumam ser populares entre os atletas.

À medida que a saúde se torna mais central e os consumidores se tornam mais móveis, a demanda por esses tipos de produtos cresce. Esportes e alimentação saudável andam de mãos dadas e um elemento-chave para os consumidores ativos é encontrar alimentos que lhes forneçam energia de forma equilibrada. O futuro da nutrição esportiva em produtos de panificação gira em torno da compreensão da verdadeira necessidade dos consumidores de nutrição esportiva e ativa.

Fonte: Food Business News




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001