FiSA 2025: Consumidor brasileiro busca ALIMENTOS FUNCIONAIS com comprovação científica
Um dos destaques do Summit Future of Nutrition, na FiSA 2025, foi o Scientific Talks, com Marina Moreno Loprete, que apresentou o tema “Sinergia de ingredientes para potencializar formulações”. O congresso da FiSA segue até quinta-feira, 28.
Na palestra, foi apresentado o cenário atual da alimentação funcional no Brasil, que revela uma transformação no comportamento dos consumidores: eles buscam cada vez mais produtos saudáveis, mas com demandas específicas. Dados apresentados por Marina Moreno Loprete, gerente da Caldic LATAM, mostram que os principais objetivos dos brasileiros em relação aos hábitos alimentares, em 2024, forma envelhecimento saudável (42%), a melhora do sistema imune (33%) e a melhora da performance física (29%), especialmente ligada ao esporte.
Também aparecem com relevância a perda de peso (28%), a prevenção de doenças crônicas (25%) e a melhora da performance mental (23%), além do gerenciamento de condições de saúde, como pressão arterial e diabetes (16%), e o ganho de peso (9%).
Segundo Loprete, esse movimento reflete uma mudança de mentalidade no país. “O consumidor brasileiro está cada vez mais consciente sobre os benefícios de uma alimentação saudável, mas ainda precisa de produtos que entreguem praticidade, sabor e resultados reais”, explicou.
Os dados também indicam que 53% dos consumidores fazem refeições saudáveis sempre que possível, mas sem foco rigoroso nessa meta. Outros 38% buscam ativamente alimentos saudáveis, enquanto apenas 9% afirmam não se preocupar com a qualidade nutricional do que consomem. Para Loprete, esse comportamento abre espaço para inovação: “É um público que não quer apenas rótulos bonitos. Ele busca clareza e confiança no que consome.”
Para identificar as características ideais de um produto, as empresas têm recorrido a diferentes ferramentas, como dados de mercado, análise de tendências, pesquisas com consumidores, know-how técnico e feedback de clientes. “Toda característica implementada deve gerar impacto positivo na experiência do cliente. Por isso, marketing e P&D precisam caminhar juntos, acompanhando de perto as necessidades do mercado para garantir inovação constante”, destacou.
Outro dado relevante é que 42% dos consumidores gostariam de ver mais comprovação científica sobre os benefícios funcionais dos alimentos e bebidas que consomem. “A transparência e o embasamento científico não são mais diferenciais, são exigências. As marcas que entenderem isso sairão na frente”, concluiu.
Serviço Food ingredients South America 2025
Data: de 26 a 28 de agosto de 2025.
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900)
Horário: 13h às 20h
Créditos da Imagem: FiSA/Divulgação



























