Foco e produtividade estão entre os benefícios que os consumidores buscam em alimentos e bebidas. No entanto, esse ainda é um conceito novo para muitos consumidores, quando comparado a alegações mais comuns sobre imunidade e saúde do coração.
Segundo especialistas da indústria, as marcas podem encorajar os consumidores a buscar alimentos funcionais para o humor e a saúde cognitiva, começando com ingredientes seguros e familiares, como nutrientes comprovados como vitaminas do complexo B e colina.
Formulações que oferecem benefícios para a saúde mental e física, também podem ser bem aceitos pelos consumidores.
As alternativas ao café e ao chá também estão ganhando força. As plantas de azevinho guayusa, erva-mate e yaupon contêm cafeína e compostos como a teobromina, que tem sido associada à memória e ao equilíbrio do humor. Além disso, grãos e misturas de café com baixo teor de cafeína podem fornecer energia sustentada com menos efeitos colaterais. Combinar cafeína com L-teanina também pode ajudar a melhorar o foco e as habilidades cognitivas.
Adicionar adaptógenos ou cogumelos funcionais pode reduzir o nervosismo e a ansiedade associados ao consumo de cafeína. Várias dessas misturas são comercializadas para “melhorar a concentração” e evitar o “crash da cafeína”. Além de ajudar o organismo a restaurar o equilíbrio e lidar com o estresse, alguns adaptógenos fornecem suporte à energia ou à clareza mental.
Entre os adaptógenos com potencial para apoiar a saúde do cérebro, estão a ashwagandha, conhecida por promover o equilíbrio no organismo; o manjericão sagrado e a bacopa monnieri, ervas ayurvédicas com efeitos positivos na memória; e a Schisandra, uma fruta usada na medicina tradicional chinesa com propriedades de suporte aos níveis de energia, fígado e glicose no sangue, além de oferecer benefícios antienvelhecimento.
Além dos tradicionais chás, shakes e substitutos de refeição, os adaptógenos estão abrindo caminho no campo das bebidas, com grande parte dos lançamentos mundiais focando nesse setor.
Já as vitaminas do complexo B estão bem estabelecidas no mercado e podem agregar credibilidade a produtos com ingredientes funcionais menos familiares. Suas fontes naturais podem ser posicionadas como nutrientes seguros e familiares para o humor e a saúde cognitiva, além de apoiar o metabolismo e contribuir para a capacidade do organismo de produzir energia e apoiar os neurotransmissores, que desempenham importante papel no humor e saúde mental.
A colina é um nutriente pouco discutido, mas que desempenha papel na condução nervosa e nas funções cognitivas, bem como tem potencial em formulações de envelhecimento saudável. A citicolina é uma forma de colina usada pelo cérebro para reparar neurônios e apoiar o declínio cognitivo relacionado à idade.