Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Cores brilhantes e naturais atraem e entregam novidade, nostalgia e rótulo limpo

Em 2021, aproximadamente 83% dos novos lançamentos de snacks continham cor natural. De forma reveladora, esse uso de cores naturais em uma categoria que se inclina fortemente para a indulgência atraente indica a seriedade com que os consumidores estão levando os rótulos limpos. Em 2022 e além, marcas de alimentos e desenvolvedores de produtos precisarão criar snacks doces e salgados com cores vibrantes e linhas de ingredientes mais limpas. Antecipando isso, os cientistas de cores expandiram bastante não apenas as ofertas, mas o desempenho de um arco-íris de opções de corantes alimentícios para snacks.

Quando se trata de formular snacks doces e salgados, um grande desafio é igualar a vitalidade, versatilidade e estabilidade dos corantes alimentícios sintéticos.

Certas cores naturais também podem exigir taxas de uso muito mais altas do que as sintéticas. Isso pode afetar as proporções de formulação e levar a possíveis interações de cores com outros ingredientes. À medida que os desenvolvedores trabalham para combinar tons e intensidades de contrapartes sintéticas em snacks, misturar mais de um pigmento natural pode ser uma opção, mas também pode aumentar o custo, além de deixar o rótulo menos do que “limpo”.

Os desenvolvedores que mudam para cores naturais para formulações de snacks estabelecidos, podem se beneficiar da consulta com um fornecedor respeitável para selecionar o sistema de cores naturais ideal. Isso pode ser mais complicado, pois o sistema deve ser personalizado para uma matriz alimentar específica.

Nos últimos anos, os cientistas de cores fizeram melhorias marcantes nos corantes alimentícios em dois parâmetros principais. Desenvolveram uma gama maior de tons e tons sutis dentro de cada categoria de cores e melhoraram muito a capacidade dos corantes naturais de “corrigir” para evitar sangramento e desbotamento.

Os desenvolvedores podem usar essas novas cores naturais nos mesmos formatos de antes, em pó, líquido ou preparações em óleo. Ainda assim, o meio de uma cor determina importantes fatores de processamento, como a ordem de adição. Como os snacks geralmente são produtos de baixa umidade, uma etapa de pré-mistura que hidrata ou dissolve totalmente o ingrediente corante é vital, especialmente quando se trata de cores em pó.

O baixo teor de umidade dos snacks também pode proporcionar algumas vantagens na formulação de corantes alimentícios. Quanto mais seca a matriz alimentar, mais proporciona maior estabilidade de certos pigmentos que poderiam ser instáveis em ambientes aquosos. Por exemplo, as antocianinas (comumente derivadas de amoras e vegetais roxos, como cenoura e repolho), que dão tons rosa, vermelho e roxo, são mais estáveis em uma faixa de pH baixo. Por causa disso, provavelmente terão melhor estabilidade geral em uma matriz de salgadinhos, como batatas fritas ou bolachas.

Os consumidores de hoje estão procurando cores ousadas e únicas, especialmente quando usadas de maneira inovadora e nostálgica. Por exemplo, em snacks salgados, tons de vermelho e laranja brilhantes podem indicar um nível intenso de especiarias para a nova tendência de batatas fritas extra quentes e picantes, nozes revestidas ou misturas de snacks. Nas categorias de snacks doces, os clássicos tons de arco-íris que comunicam o sabor de “bolo de aniversário”, ou a familiar combinação de rosa, branco e marrom, que significa sabores de “sorvete napolitano”, estão experimentando imensa popularidade.

Novos tons como roxo, azul pervinca e vários tons de verde também estão ganhando destaque e se mostrando especialmente atraentes para os consumidores quando usados nas categorias de doces.

Lançamentos e colaborações sazonais e outras ofertas de snacks por tempo limitado apresentam outra oportunidade para marcas e desenvolvedores entregarem cores e conceitos de snacks divertidos. Em qualquer cor, um tom brilhante comunica alto impacto no sabor. Cores em inclusões e adições, como batatas fritas com sabor, glitter comestível e cores exclusivas de polvilho, também podem ajudar a elevar as ofertas de snacks a novos níveis.

Enquanto muitos consumidores hoje procuram snacks novos e exclusivos, 74% dos consumidores hoje relatam querer que seus alimentos e bebidas sejam 100% naturais. Além disso, cerca de 66% dos consumidores estão mais conscientes das linhas de ingredientes. Para atender as expectativas dos consumidores e as necessidades alimentares, os fabricantes de corantes e as empresas de ingredientes estão trabalhando para trazer cores naturais com declarações certificadas ao mercado.

Para cumprir as tendências de rótulos limpos e amigáveis à dieta, os fabricantes de cores e as empresas de ingredientes também estão explorando novas fontes de pigmentos naturais e métodos de produção para criar cores naturais sem glúten, sem OGM, veganos e “feito com frutas e vegetais de verdade”.

Ao mesmo tempo, a estabilidade da cor e a funcionalidade são essenciais, pois isso permite que os consumidores experimentem a vitalidade e a novidade que esperam em snacks. Olhando para o futuro, à medida que a inovação nas técnicas de fabricação de cores continua, a indústria pode esperar ver mais linhas de corantes alimentícios naturais que são quimicamente estáveis e econômicas, oferecendo tons que rivalizam com os sintéticos comuns.

Fonte: Prepared Foods




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001