A Corbion recebeu uma patente para um processo à base de vinagre que aumenta a eficácia de soluções de conservação. Ao fornecer maior controle de patógenos com menor impacto no sabor em carnes processadas, o processo ajuda a melhorar a segurança e diminuir o desperdício de alimentos.
A patente foi concedida à Corbion pela tecnologia distinta que emprega para criar tipos de vinagre altamente concentrados, que permitem aos processadores de carne limitar de forma mais eficaz o crescimento de Listeria e outros patógenos sem sacrificar os atributos sensoriais dos seus produtos.
Usando esse processo, a Corbion desenvolve produtos como o Verdad Opti Powder N450 e N460, que são pós de fluxo livre que oferecem uma variedade de vantagens funcionais, como prolongar a vida útil dos produtos e melhorar a segurança alimentar, sem comprometer o sabor ou a textura.
“A história de inovação da Corbion em tecnologia de ingredientes, muitas vezes, inclui avanços como o que essa patente representa”, disse Lonneke van Dijk, diretor sênior de Negócios de Conservação da Corbion, referindo-se às qualidades de conservação sensorial.
O Verdad Opti Powder N450, por exemplo, pode fornecer uma dose maior de vinagre sem afetar negativamente o sabor, resultando em um efeito microbiológico mais forte. Além disso, aumentar a vida útil do produto ajuda a reduzir as emissões e despesas relacionadas ao desperdício de alimentos.
“Como esse processo patenteado produz pós de vinagre com baixo teor de sódio com o melhor sabor do mercado, nossos clientes podem ter soluções mais eficazes e amigáveis ao rótulo, que protegem a saúde dos consumidores, a qualidade do produto e a eficiência operacional ao mesmo tempo”, comentou van Diz Dijk.
Nutricionalmente falando, o N450, uma mistura especial de vinagre e sal marinho, também é adequado para produtos com alegações de diminuição do nível de sódio, porque é feito com potássio ao invés de sódio. Foi observado anteriormente que dietas ricas em potássio reduzem os efeitos prejudiciais à saúde da ingestão de sal.
Embora os produtores frequentemente utilizem soluções à base de potássio para fazer escolhas com baixo teor de sal, a maioria dessas soluções só pode ser usada em doses baixas devido aos efeitos adversos de sabor.
Mesmo em taxas de dosagem modestas, a alta concentração de vinagre produzida pelo N450 tem um impacto antibacteriano maior.
“O poder conservante do vinagre faz parte da dieta humana há milhares de anos”, explicou Van Dijk, acrescentando que a empresa está entusiasmada em aproveitar o mecanismo natural de fermentação e desenvolver sua capacidade de ajudar a conservar os alimentos.
Fonte: Food Ingredients First