As preocupações dos consumidores com as mudanças climáticas aumentaram à medida que mais pessoas em todo o mundo experimentam eventos climáticos extremos, de acordo com uma pesquisa com consumidores da Mintel.
O estudo descobriu que 46% dos consumidores citaram as mudanças climáticas como uma das três principais preocupações ambientais este ano, em comparação com 39% em 2021. As mudanças climáticas foram a resposta mais popular, com um terço citando a poluição plástica. Também houve um aumento notável nos consumidores citando a escassez de água e a escassez de alimentos como principais preocupações.
“O fato de as preocupações com as mudanças climáticas e a escassez de água e alimentos estarem sendo priorizadas antes das preocupações anteriores com resíduos e poluição plástica aponta para o surgimento de um consumidor global mais informado e endurecido. Temperaturas crescentes, eventos climáticos extremos e interrupções nas cadeias de suprimentos de alimentos, água e energia deram aos consumidores uma dura realidade, prejudicando sua saúde e carteira e ativando-os no processo”, disse Richard Cope, consultor sênior de tendências da Mintel.
Uma análise das atitudes dos consumidores em relação à sustentabilidade descobriu que 68% disseram que fazer coisas que beneficiam o meio ambiente os faz sentir felizes e 38% disseram que querem mostrar a outras pessoas que estão ajudando o meio ambiente por meio de métodos como as mídias sociais.
Os consumidores citaram a reciclagem (58%) e evitar o desperdício de alimentos (53%) como seus comportamentos sustentáveis mais comuns, refletindo as descobertas de um relatório publicado pela Innova Market Insights em junho.
De acordo com a Mintel, apesar do foco na poluição e reciclagem do plástico, os consumidores não deram muita importância à sustentabilidade quando perguntados como escolhem seus produtos. Mais de 40% dos consumidores disseram que a familiaridade com a marca é o fator mais importante em sua escolha, enquanto apenas 25% citaram embalagens recicláveis e processos de produção ecologicamente corretos.
A probabilidade dos consumidores de comprar produtos sustentáveis também depende muito dos métodos que as empresas usam para comunicar os benefícios ambientais de seus produtos. Mais de 40% dos consumidores que participaram da pesquisa da Mintel disseram que explicar como sua compra tem um impacto direto no meio ambiente os encorajaria a comprar de forma sustentável e 35% disseram que a informação sobre como isso beneficiou as pessoas também é um fator importante.
“A escalada do ativismo, a reação regulatória e a grande escala dos desafios futuros e das soluções necessárias educaram os consumidores globais o suficiente para farejar campanhas de greenwashing e não há como voltar atrás. Isso significa que as empresas precisarão cada vez mais afirmar, e comunicar claramente, as ações realmente impactantes que estão tomando para reduzir as emissões, ao invés de simplesmente compensá-las”, disse Cope.
Fonte: Food Business News