Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Como os polifenóis podem auxiliam no envelhecimento saudável?

Os polifenóis, compostos orgânicos encontrados em abundância nas plantas, podem apoiar o envelhecimento saudável. Alguns possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias bem conhecidas, a capacidade de interagir com bactérias que vivem no intestino humano e produzir pós-bióticos úteis (como o IPA) conhecidos por melhorar positivamente a saúde.

A busca por alimentos que apoiem o processo de envelhecimento saudável e aumentem a longevidade certamente não é nova. Há décadas, há estudos observando as Zonas Azuis, regiões do mundo onde as pessoas vivem mais tempo, além dos benefícios da famosa dieta mediterrânea rica em polifenóis, muitas vezes repleta de vegetais, frutas, legumes, nozes e gorduras insaturadas como como azeite. Este último tem sido considerado um alimento curativo para a saúde e a longevidade. Da mesma forma, a dieta Washoku baseada na cozinha tradicional japonesa consiste em alimentos integrais ricos em frutos do mar e alimentos à base de plantas. Esses tipos de dietas, juntamente com exercícios e um estilo de vida que limita o tabaco e o álcool, podem contribuir para o envelhecimento saudável.

Com o número crescente de idosos em todo o mundo, há oportunidades para marcas inovadoras de alimentos e bebidas no mercado consumidor mais antigo. Novos produtos claramente direcionados a esse grupo são raros, o que significa que produtos e ingredientes alimentícios que ajudam a atender as necessidades nutricionais específicas dos consumidores mais velhos e a apoiar o envelhecimento saudável podem se destacar.

Há um crescente corpo de pesquisa que mostra que uma dieta rica em polifenóis desempenha um papel essencial na manutenção da boa saúde, estimulando o sistema imunológico, melhorando a função cognitiva e protegendo contra a inflamação, principalmente em pessoas mais velhas.

Em uma revisão de 2020, os pesquisadores identificaram o azeite e outros alimentos ricos em gordura como anti-inflamatórios, além de terem um efeito positivo geral na saúde devido ao alto teor de polifenóis. Esse alto teor de polifenóis, por sua vez, funciona para impedir que os microrganismos intestinais produzam compostos que danificam os vasos sanguíneos.

Um estudo publicado no início deste ano na revista Molecular Nutrition and Food Research observou que os polifenóis consumidos em alimentos por idosos alteram as bactérias presentes no intestino para produzir IPA, um pós-biótico conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras. Também ajuda a proteger contra um intestino permeável. Com tais benefícios, uma maior ingestão de polifenóis poderia ajudar a prevenir algumas doenças associadas ao processo de envelhecimento.

Grande parte dos alimentos consumidos contém polifenóis complexos normalmente encontrados nas camadas externas das plantas. E uma dieta rica em polifenóis, incluindo alimentos probióticos, como chá verde, chocolate amargo, além de frutas como mirtilos, maçãs e romã, pode ajudar a reduzir o risco de declínio cognitivo em idosos.

Além disso, os polifenóis podem ser encontrados em alimentos à base de plantas todos os dias, ervas e especiarias, vinho tinto e até tempeh. Ao consumir mais polifenóis nas dietas, os idosos podem aumentar a longevidade e prevenir doenças crônicas que afetam a qualidade de vida nos anos posteriores.

Com mais de 8.000 polifenóis encontrados na natureza, há muitos produtos para obter benefícios para a saúde. Os polifenóis são divididos em quatro categorias diferentes: flavonóides (frutas, legumes, legumes, vinho tinto e chá verde), estilbenos (vinho tinto e amendoim), lignanas (sementes como linho, linhaça, legumes, cereais, grãos e algas) e ácidos fenólicos (café, chá, canela, mirtilos, kiwis, ameixas, maçãs e cerejas).

Uma variedade de alimentos ricos em polifenóis retirados de cada uma dessas quatro categorias não apenas proporcionará um impulso holístico à saúde dos idosos, mas também oferecerá uma infinidade de outras vitaminas, minerais e nutrientes essenciais para melhorar o bem-estar geral. Isso ajudará a proteger o organismo dos radicais livres, defender-se contra a radiação UV e germes nocivos.

Da mesma forma, esses compostos aumentam a imunidade e afetam positivamente o cérebro, o coração e a saúde digestiva, o que significa que o consumo consistente dos alimentos ricos em polifenóis listados acima será essencial para nutrir os organismos dos idosos e apoiar o envelhecimento saudável.

Em uma revisão de 2018, da revista Frontiers in Nutrition, os ensaios descobriram que as bebidas com extrato de mirtilo promovem probióticos benéficos, enquanto o extrato de chá verde regula bactérias como Clostridium difficile, Escherichia coli e Salmonella typhimurium.

Algumas marcas já estão liderando com esses ingredientes ricos em polifenóis em seu marketing nutricional, com lançamentos que incluem desde suco orgânico de mirtilo até suplementos repletos de polifenóis.

Fonte: Fi Global Insider




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001