Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


A dupla função das antocianinas: ingredientes promotores da saúde e corantes alimentícios naturais

Os corantes naturais estão sendo amplamente adotados nas indústrias de alimentos, nutrição e bebidas, substituindo gradualmente suas contrapartes sintéticas. Representaram quase 70% do mercado total de corantes em 2021, em comparação com 2010, quando representaram apenas 40% do mercado total. O uso extensivo de corantes naturais em alimentos funcionais e suplementos nutricionais tem levantado discussões interessantes sobre se esses corantes naturais podem ou não conferir algum valor nutricional aos alimentos.

Os corantes naturais em seu ambiente original, ou seja, em matérias-primas como beterraba, bagas ou raízes de açafrão, têm funções biológicas que surgiram como vantagens evolutivas que às vezes se traduzem em propriedades funcionais, como componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, que são vistos como benéfico para os consumidores.

Os corantes naturais, como betalaínas, curcuminas e carotenóides, são ricos em alguns micronutrientes, como vitaminas, carotenóides e minerais. O valor que agregam ao produto alimentício final é significativamente marginal, uma vez que esses corantes são adicionados em concentrações mínimas (menos de 1% na maioria dos casos).

Mas um tipo de corante natural, as antocianinas, tem valor além de seus efeitos de coloração. Podem conferir muitas propriedades funcionais; portanto, são preferidos em muitos alimentos funcionais e nutricionais.

As antocianinas são compostos fenólicos solúveis em água responsáveis por fornecer uma ampla gama de cores às plantas. São extraídas de frutas naturais, bagas e vegetais, como mirtilo, framboesa, groselha preta, repolho roxo e batata-doce roxa, entre outros. Esses pigmentos podem produzir tons de azul, roxo, violeta, magenta, vermelho e laranja. Como todos os outros flavonóides, as antocianinas provaram ser significativamente benéficas para a saúde.

Dependendo da sua fonte, as antocianinas podem ter diferentes atributos funcionais. As extraídas de sabugueiro são usadas em produtos de suplementos alimentares, como gomas mastigáveis, cápsulas e xaropes. As extraídas de mirtilos fornecem uma ampla gama de benefícios para a saúde do cérebro, função cardiovascular e saúde imunológica. As antocianinas também podem melhorar o fluxo sanguíneo e garantir que o oxigênio, o dióxido de carbono e os nutrientes sejam transportados pela corrente sanguínea da melhor maneira possível, apoiando, assim, os vasos sanguíneos saudáveis.

As antocianinas são amplamente utilizadas na indústria alimentícia. Panificação, confeitaria e laticínios são as áreas de aplicação mais proeminentes para antocianinas quando se trata de alimentos. Para salsichas e produtos à base de carne, as antocianinas extraídas de rabanete roxo e repolho roxo são as classes mais preferidas. Em bebidas, as extraídas de bagas e frutas são preferidas por suas cores e atributos nutricionais para a fabricação de vinhos, sucos e outras bebidas.

Os suplementos alimentares ricos em antocianinas têm crescido em demanda, pois provaram oferecer benefícios à saúde, como aumentar o desempenho aeróbico e maximizar o consumo de oxigênio pelo organismo. Muitas empresas nutracêuticas globais oferecem marcas de produtos de antocianina e muitas outras devem lançar novos produtos contendo antocianinas.

A conscientização do consumidor sobre os benefícios dos aditivos alimentares, como as antocianinas, para melhorar funções como a saúde imunológica e a função cardiovascular, tornou as antocianinas uma das maiores categorias de corantes naturais para aplicações em alimentos. A demanda global foi estimada em cerca de US$ 310 milhões em 2021.

Há uma alta demanda por antocianinas em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e China, onde são amplamente utilizadas em produtos lácteos, panificação e bebidas. Os países europeus têm uma participação estimada de 30% a 35% da demanda global total por antocianinas, devido a mudanças nos padrões de consumo de alimentos, juntamente com um aumento na demanda por alimentos saudáveis.

Também estão sendo desenvolvidas novas misturas de antocianinas. Cenouras pretas e rabanete vermelho, entre todas as frutas e legumes, são fontes altamente preferidas para a extração de corantes de antocianina.

Prevê-se que a demanda futura por ingredientes de antocianina cresça em um CAGR de 4% entre 2022 e 2027, em parte graças ao crescente uso de ingredientes naturais em produtos nutracêuticos em países em desenvolvimento como América Latina e APAC.

Devido às suas características nutricionais únicas, as antocianinas vêm ganhando popularidade. Sua aplicação não se limita apenas a melhorar a cor, mas também a impulsionar o valor nutricional geral do produto final. A crescente demanda por ingredientes de antocianina dependerá em grande parte de fatores importantes, como sua adaptabilidade a uma ampla gama de ambientes de pH, longa vida útil, capacidade de ser usado em quase todos os tipos de produtos e estabilidade sob altas temperaturas e condições de luz.

Fonte: Nutritional Outlook




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001