MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI

FDA aprova CORANTE AZUL NATURAL e reforça a ELIMINAÇÃO do corante vermelho sintético

Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou um corante azul natural extraído dos frutos da planta GARDÊNIA, ao mesmo tempo em que recomendou à indústria de alimentos acelerar a substituição do RED No. 3, corante sintético à base de petróleo, antes do prazo voluntário previsto para o fim de 2026. A medida reforça o compromisso do órgão em reduzir o uso de aditivos artificiais potencialmente tóxicos na cadeia alimentar americana e também atrai a atenção de outros mercadis.

O Gardenia Blue torna-se o quarto corante natural autorizado pelo FDA desde abril de 2025, quando a agência solicitou à indústria que eliminasse voluntariamente os corantes artificiais de base petroquímica até o fim de 2026. A nova aprovação engloba aplicações em bebidas esportivas, águas saborizadas ou enriquecidas não carbonatadas, sucos de frutas e “ades”, chás prontos para beber, além de balas duras e balas de goma.

Anteriormente, o FDA já havia aprovado dois corantes azuis naturais, um obtido de algas do gênero Galdieria e outro da flor de butterfly pea, além de liberar o uso de fosfato de cálcio como corante branco em coberturas de confeitos de açúcar.

O governo Biden proibiu o Red No. 3, corante vinculado a câncer em estudos com altas doses em roedores, fixando 15 de janeiro de 2027 como a data limite para reformulações.


Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter: