MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI

Da granja às gôndolas, setor de ovos acelera agenda sustentável para responder às novas demandas dos consumidores

Com alta densidade nutricional e reconhecida versatilidade, o ovo se consolidou como um dos alimentos mais consumidos no país. A valorização crescente do produto se reflete nos dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA): em 2025, a produção nacional deve atingir 59 bilhões de unidades, 2,4% a mais que no ano anterior. As exportações têm projeção de crescimento de 62%, chegando a 30 mil toneladas, e o consumo per capita está estimado em 272 unidades por habitante ao ano.

Esse avanço impõe novas responsabilidades à cadeia produtiva, que investe em práticas sustentáveis para acompanhar as demandas de consumidores cada vez mais atentos à origem e aos impactos ambientais e socioeconômicos da produção de alimentos. Práticas mais éticas e eficientes têm ganhado espaço. A criação de galinhas livres de gaiolas (cage-free), por exemplo, é uma das tendências mais consolidadas. De acordo com o relatório EggLab 2024, divulgado pelo Fórum Animal, 16 empresas brasileiras já operam com 100% de ovos desse tipo, enquanto outras 13 estão em processo de transição.

Também se destacam ações voltadas à redução de emissões, como o uso de biogás obtido a partir dos dejetos das aves, a incorporação de energia solar e a logística mais eficiente. A seleção genética mais produtiva, com aves que chegam a produzir ovos por até 100 semanas, melhora o rendimento e reduz a necessidade de recursos.

"A sustentabilidade deixou de ser um diferencial e passou a ser um pré-requisito para manter a competitividade. As empresas que operam nesse setor precisam estar preparadas para atender um consumidor mais exigente e um mercado com novas prioridades, que valoriza, por exemplo, o bem-estar animal, o uso de fontes de energia limpa e a rastreabilidade dos produtos", afirma Valeska Ciré, country manager da International Fresh Produce Association (IFPA) no Brasil, que promoverá a 9ª edição da The Brazil Conference & Expo, o principal evento de negócios da América Latina para o mercado de frutas, flores, legumes e ovos.

Segundo Valeska, atuar de forma antecipada, investindo em inovação e tecnologia, se tornou essencial. "Essa é uma agenda que exige atualização constante. Não se trata apenas de atender a demandas externas, mas de construir uma cadeia mais moderna, resiliente e conectada com o futuro dos alimentos, que é cada vez mais sustentável e transparente", pontua.

Evento trará novidades do setor

Realizada entre 6 e 7 de agosto de 2025, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, a 9ª edição da The Brazil Conference & Expo reunirá especialistas, empresas e produtores para apresentar soluções tecnológicas, novos modelos produtivos e estratégias sustentáveis que vêm moldando a nova fase do setor de ovos e de alimentos frescos em geral.

Como participar

O credenciamento gratuito está disponível exclusivamente para profissionais de supermercados e food service, mediante validação e inscrição com e-mail corporativo. Para os demais públicos, os ingressos variam conforme o tipo de acesso.

Associados da IFPA têm 50% de desconto mediante uso de cupom no momento da inscrição. Todas as categorias devem ser escolhidas no ato da inscrição pelo site oficial.


Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter: