BENEO une forças em ambicioso projeto de CULTIVO SUSTENTÁVEL DE ARROZ no Vietnã
A BENEO, fabricante líder de ingredientes funcionais para alimentos, rações e produtos farmacêuticos, está iniciando uma parceria com a organização não governamental internacional Rikolto e a empresa de tecnologia climática CarbonFarm para lançar um projeto de três anos, financiado pelo Governo de Flandres, promovendo a produção sustentável de arroz no Vietnã.
Como um dos maiores exportadores de arroz do mundo, o Vietnã depende fortemente dessa cultura básica para sua estabilidade econômica e segurança alimentar. No entanto, o setor enfrenta desafios significativos relacionados à sustentabilidade, ao clima e ao impacto ambiental. Globalmente, as práticas de cultivo de arroz são responsáveis por cerca de 10% das emissões antropogênicas de metano e mais de um terço da água de irrigação em todo o mundo. O setor agrícola do Vietnã enfrenta o uso ineficiente da água, a aplicação excessiva de fertilizantes e pesticidas e a queima de resíduos de arroz, fatores que contribuem para a degradação do solo, a perda de biodiversidade e o aumento das emissões de gases de efeito estufa.
A produção sustentável de arroz pode diminuir quase pela metade as emissões de carbono e reduzir o consumo de água em 30%, sem qualquer perda de produtividade. Para baixar o impacto ambiental da produção de arroz e incentivar a transição para um cultivo sustentável e resiliente ao clima, uma abordagem integrada é essencial. Esta é a força motriz por trás do novo projeto lançado pela BENEO e seus parceiros. Financiado pelo Governo da Flandres com aproximadamente 800.000 euros, faz parte do Programa Internacional de Ação Climática da Flandres.
O projeto, que teve início em abril, durante uma visita de Estado belga ao Vietnã, capacitará pelo menos 1.000 agricultores no Delta do Mekong, no Vietnã, até o verão de 2025, em práticas agrícolas sustentáveis e resilientes ao clima, em conformidade com os padrões da Plataforma do Arroz Sustentável (Sustainable Rice Platform - SRP). Isso inclui orientações sobre gestão eficiente da água e uso responsável de pesticidas e fertilizantes, com campos de demonstração usados para apresentar aplicações práticas do cultivo sustentável de arroz. Tecnologias inovadoras, como satélites e diários de bordo digitais, serão utilizadas para monitorar as práticas agrícolas e medir cientificamente as emissões e o uso de água.
Como parte da colaboração do projeto, a BENEO é responsável por desenvolver o mercado de ingredientes de arroz certificados pelo SRP, com a Rikolto liderando o treinamento de agricultores vietnamitas e a CarbonFarm, uma empresa de tecnologia climática focada na descarbonização do cultivo de arroz, implantando as ferramentas digitais e de satélite para dar suporte à coleta de dados, avaliações de sustentabilidade e validação de projetos.
A unidade de produção da BENEO em Wijgmaal, Bélgica, processará o arroz com certificação SRP em amido, farinha e ingredientes proteicos de alta qualidade para as indústrias alimentícia e de rações para animais. A BENEO pretende processar pelo menos 10.000 toneladas de arroz cultivado de forma sustentável ao longo do projeto de três anos, com os primeiros volumes de arroz previstos para o outono de 2025. A BENEO já está adquirindo arroz com certificação SRP de outras origens, garantindo que os fabricantes possam usar os ingredientes de alta qualidade da BENEO para otimizar a textura e a composição nutricional em uma ampla gama de produtos.
Ao desenvolver o mercado para ingredientes de arroz com certificação SRP, um modelo inovador de cadeia de valor está sendo ampliado, conectando pequenos agricultores aos mercados e criando incentivos adicionais para o cultivo de arroz sustentável. A iniciativa contribui para a estratégia de sustentabilidade da BENEO, o “Healthy Planet Plan”, e reflete seu compromisso em promover a agricultura sustentável, apoiar os agricultores e fornecer soluções ambiental e socialmente responsáveis ao mercado.
Roland Vanhoegaerden, Operations Managing Director for Specialty Rice Ingredients da BENEO, comentou: “Esta iniciativa demonstra claramente a dedicação da BENEO pelas ações de mitigação climática, à sustentabilidade e à sua abordagem proativa para enfrentar os desafios globais por meio de soluções inovadoras. Estamos orgulhosos e entusiasmados em alavancar a longa experiência da BENEO na produção e comercialização de ingredientes funcionais, em colaboração com nossos parceiros de projeto e agricultores vietnamitas, para reduzir o impacto ambiental da produção de arroz.”




























