Consumidor busca o tradicional aliado à inovação em panificação e confeitaria
De acordo com uma pesquisa da Taste Tomorrow, realizada em 25 países e com a participação de 11.000 consumidores, a indústria de alimentos está em constante evolução para atender às demandas e preferências dos consumidores, os quais estão em busca de novas experiências gastronômicas.
Uma das tendências destacadas pela pesquisa é a nostalgia, que evoca memórias de infância e reuniões familiares tradicionais. As marcas estão aproveitando essa nostalgia ao optar por receitas clássicas e utilizando embalagens que evocam boas lembranças do passado. Além disso, o copywriting é outra estratégia eficaz. Ao resgatar receitas tradicionais e utilizar elementos visuais e narrativas que remetem ao passado, as marcas podem conquistar a preferência dos consumidores em busca de uma experiência autêntica e reconfortante.
A arte da fermentação natural também está ganhando destaque na indústria de panificação e vem conquistando cada vez mais consumidores. Além de oferecer um sabor singular, é valorizada por sua capacidade de facilitar a digestão e pelos benefícios que traz à saúde intestinal. Na América Latina, 68% dos consumidores acreditam que a fermentação realça o sabor dos produtos.
Com a conscientização em relação a nutrição e saúde, os consumidores estão buscando alimentos que proporcionem benefícios físicos e psicológicos específicos. Segundo a pesquisa, os dois principais benefícios de saúde percebidos são relacionados ao sistema imunológico e à saúde intestinal. Entre as medidas adotadas, estão o consumo de ingredientes como gengibre, açafrão e frutas cítricas, considerados benéficos para o sistema imunológico; e de alimentos fermentados, como kombucha e kefir, juntamente com ingredientes ricos em fibras, para a saúde intestinal.
As alternativas de farinha e grãos também estão ganhando destaque na indústria de alimentos, oferecendo opções com benefícios nutricionais e que se adequem as necessidades dietéticas individuais.
Ao combinar tradição e inovação, a indústria de panificação e confeitaria têm a oportunidade de criar produtos que atendam às expectativas em mudança, antecipando as demandas do mercado e oferecer produtos alinhados a essas tendências.