Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


UltraCheese inicia processo para certificação de referência global no setor de alimentos

A UltraCheese, plataforma especialista na produção de queijos, composta pelas marcas Cruzília, Búfalo Dourado, Lac Lélo e Itacolomy, está em processo de certificação do Food Safety System Certification 22000 (FSSC 22000), reconhecida internacionalmente por ser aprovada pela Global Food Safety Initiative (GFSI), alinhando padrões de excelência global de toda cadeia de alimentos.

Iniciada em setembro de 2021, a certificação permitirá à indústria implementar e padronizar sistemas de gestão de segurança de alimentos. Para cumprir com esse objetivo, as empresas passam por uma auditoria externa que avalia de forma minuciosa todos os processos institucionais, desde a estruturação física até a gestão de relacionamentos das marcas.

Durante o procedimento são avaliados o nível de comprometimento com o cliente; políticas de liderança; engajamento dos colaboradores e competências; processos inter-relacionados para resultados consistentes e previsíveis; reação às mudanças e soluções para a criação de novas oportunidades; comunicação interna e externa; histórico de tomada de decisões baseada em evidências; entre outros requisitos. “Mesmo antes de aplicarmos os treinamentos, começamos a adaptar vários procedimentos, principalmente os relacionados com a Segurança de Alimentos: Gerenciamento de Crise, Food Fraud, Food Defense e APPCC (análise de perigos). Em segundo plano e não menos importante, adaptamos Instruções de Trabalhos e Planilhas de apontamentos. Porém, como o processo é dinâmico, estes mesmos documentos já estão em sua segunda revisão desde que iniciamos as atividades”, explicou Ricardo de Oliveira, gerente de Qualidade da UltraCheese.

A UltraCheese irá adaptar os processos de forma gradual em cada marca que integra a plataforma. Em fevereiro, foram iniciadas as atividades de treinamentos específicos de formação do time das unidades Cruzília/MG e São João do Oeste/SC, além da formação das equipes de interpretação dos princípios e requisitos da FSSC 22000 e da ferramenta APPCC. Na sequência, foi realizado um diagnóstico inicial para identificar o estágio em que se encontram as unidades em relação ao tema Segurança de Alimentos e identificar as possíveis pendências. Atualmente está sendo implementado um robusto plano de ações para dar prosseguimento à certificação.

O processo se dá com a sensibilização e treinamento de pessoas-chave que serão os guardiões pela segurança de alimentos da empresa. A estas pessoas é dada a função de disseminar a cultura da segurança de alimentos, através de treinamentos, atividades específicas e, claro, pela prática do exemplo diário. Depois de todos os processos definidos e implementados, a consultoria nos avalia e diz se estamos aptos a receber a Auditoria de Primeira Fase (Recomendação). Atingindo um bom resultado o auditor nos recomenda à Auditoria de Segunda Fase (Certificação). Passando pela auditoria de Certificação, enfim recebemos o Certificado da FSSC 22000 com duração de três anos. Alcançada esta primeira etapa, por assim dizer, neste período recebemos outras duas Auditorias de Manutenção, sendo que uma delas se dará de forma não anunciada”, esclareceu Ricardo de Oliveira.

Entre alguns benefícios da FSSC 22000, estão a melhoria da qualidade e segurança dos produtos; maior conscientização dos colaboradores; aumento da satisfação e/ou confiança dos clientes; melhoria na imagem da marca; otimização da organização interna; aumento de produtividade; redução de não conformidades; entre outros.

Inicialmente, as atividades de implementação se darão nas unidades de São João do Oeste/SC (para queijos Mussarela e Prato Institucionais) e Cruzília/MG (Minas Padrão - marca Própria e Institucional), até o ano que vem. A partir de 2023 e 2024 os trabalhos se estendem para as unidades de Trindade/GO e Dourado/SP, onde os produtos serão estrategicamente definidos até o final do ano. Já a previsão para a Auditoria de Recomendação acontece no final de 2023 para a Unidade de Cruzília/MG e início de 2024 para a unidade de São João do Oeste/SC.

A UltraCheese vem investindo em ações dedicadas à melhoria dos processos produtivos e de governança, pautando sua atuação com base nos princípios ESG. A busca pela certificação FSSC 22000 é mais uma dessas iniciativas que contribuirão para aumentar ainda mais a qualidade dos produtos, a excelência do trabalho realizado e dos serviços prestados, bem como a qualificação das equipes e desenvolvimento da cultura organizacional voltada a consolidar a companhia como a principal referência na produção de queijos”, explicou Edson Martins, COO da UltraCheese.

Em abril, a UltraCheese, através dos setores Comercial e de Qualidade, conseguiu o registro vitalício no Food and Drug Administration (FDA), considerado o Certificado de Registro de Alimentos e Bebidas dos Estados Unidos. A conquista foi alcançada pelas unidades Cruzília/MG e Trindade/GO, que se juntaram à unidade de São João do Oeste/SC, que já detinha o registro. Dessa forma, os produtos têm mercado aberto para comercialização em território americano.

A habilitação de exportação pela FDA também para as unidades de Cruzília/MG e Trindade/GO é um certificado que atesta qualidade e segurança alimentar de todo processo produtivo. Essa conquista posiciona a plataforma UltraCheese no seleto rol de indústrias de queijos habilitadas à exportação. Um reconhecimento à excelência dos produtos e garantia de credibilidade e confiança aos consumidores”, conclui Martins.

Fonte: Básica Comunicações




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001