Os produtos de imunidade e os ingredientes que os alimentam podem fornecer uma das melhores perspectivas de crescimento na indústria de laticínios nos próximos anos. De acordo com um white paper produzido pelo Marketplace, o aumento no uso de vitaminas e zinco é paralelo ao aumento no consumo de suplementos de imunidade e indica potencial de crescimento para inovação em saúde imunológica.
A pandemia da Covid-19 certamente foi, em parte, um catalisador para esse aumento, pois as percepções de saúde pessoal também mudaram nos últimos dois anos. Quando o Marketplace pediu aos participantes do seu estudo que descrevessem aspectos da sua saúde em comparação com dois anos atrás, mais de um terço relatou que a saúde imunológica (37%) ou dieta (37%) é melhor. No entanto, mais de um quarto relata que seus níveis de ansiedade/estresse (28%) ou energia (27%) são piores do que há dois anos.
Os consumidores de hoje são constantemente bombardeados pelo estresse do estilo de vida moderno e pelos vírus. Esses fatores desencadearam um interesse renovado no suporte holístico para a saúde imunológica e os sistemas de defesa natural do organismo. As atitudes dos consumidores em relação a alimentação saudável mudaram muitas vezes durante e após a pandemia da Covid-19. Durante os bloqueios, houve um aumento acentuado no consumo de alimentos de conveniência e delivery, que alguns podem caracterizar como não saudáveis. Houve também algumas tendências positivas, incluindo o aumento do consumo de laticínios para imunidade. E tudo está mudando novamente, à medida que as pessoas encontram um novo normal.
Desde a pandemia, cada vez mais pessoas estão procurando alternativas alimentares mais saudáveis e aumentando o interesse em suplementos contendo produtos de imunidade. Isso continuará pós-pandemia, à medida que mais informações estiverem disponíveis sobre essas alternativas mais saudáveis.
As vitaminas C e D são os ingredientes mais conhecidos que melhoram a imunidade. E especialistas apontam um forte crescimento para ambos, mas vai muito além disso. Os pós-bióticos vem ganhando força e evidências mostram que os probióticos, lactoferrina e fosfolipídios fornecem suporte imunológico, juntamente com benefícios relacionados e/ou auxiliares, como saúde intestinal e suporte de humor/estresse/ansiedade.
Além das vitaminas C e D, houve aumento do interesse pela vitamina E, zinco e sabugueiro, o que os especialistas creditam principalmente às informações divulgadas sobre esses ingredientes para ajudar o sistema imunológico a funcionar melhor. Como a imunidade e o estresse andam de mãos dadas, há interesse em ingredientes que podem ajudar no foco e no estresse, como teanina, magnésio, melatonina, valeriana e outros suplementos relacionados ao estresse.
Quando se trata de imunidade, a saúde intestinal também fica no foco. A dieta afeta muito a saúde intestinal e, por sua vez, o sistema imunológico, algo que está sendo reconhecido cada vez mais pelos consumidores de hoje, que procuram produtos que contenham ingredientes como inulina, probióticos e outros produtos de fibra, como pectinas, para ajudar na saúde intestinal.
Embora popular há anos, os consumidores continuam a procurar proteína. Na verdade, os produtos de proteína do leite nunca estiveram em tão alta demanda. A tendência para uma saúde mais holística e uma apreciação dos benefícios que a proteína de alta qualidade desempenha nisso já estava ganhando força antes da pandemia e acelerou durante o surto. Com a combinação de proteína de alta qualidade facilitando muitos benefícios para a saúde, seu sabor neutro e potencial de aplicação múltipla, os produtos de proteína do leite estão bem posicionados para satisfazer as necessidades do consumidor.
No futuro, existem várias oportunidades para ingredientes de reforço imunológico dominarem o mercado de saúde e bem-estar. Um exemplo são os probióticos estáveis de prateleira, que permitem que as marcas ampliem sua gama de aplicações com novos, convenientes e, até mesmo, ofertas indulgentes para aumentar a acessibilidade e, portanto, fazer crescer o mercado.
Dado o quanto a saúde imunológica é fundamental para o bem-estar geral, a demanda por produtos que apoiem a saúde imunológica continua em trajetória ascendente, embora talvez em um ritmo mais estável do que nos últimos dois anos.
O interesse por ingredientes que estimulam o sistema imunológico continuará a aumentar à medida que mais informações se tornam disponíveis sobre a influência positiva que esses ingredientes têm na saúde geral.
Fonte: Dairy Foods