Vote

Vote

Doremus

Vote

BCFoods

Vote

Química

Vote

MCassab

Vote

Barentz

Vote

Alibra

Vote

GELCO

Vote

DAXIA

Vote

Nexira

Vote

Disproquima

Vote

Genu-in

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Alegações de rótulo limpo aumentam as vendas, mas quais categorias se beneficiam mais?

O mercado de ingredientes de rótulo limpo está testemunhando um crescimento contínuo, com evidências sugerindo que os rótulos limpos aumentam a disposição do consumidor em pagar um preço mais alto e construir lealdade. Mas quais categorias e atributos de produtos têm mais a ganhar?

Estima-se que o mercado de ingredientes de rótulo limpo cresça para um valor de US$ 42,5 bilhões globalmente, de acordo com previsões da Market Research Future, o que representa um CAGR impressionante de mais de 17,5% até o final da década.

Os formuladores de produtos estão trabalhando em inovação e renovação que substituem ingredientes artificiais por aqueles percebidos como naturais e minimamente processados. A simplicidade atinge um acorde e listas de ingredientes mais curtas e compreensíveis permanecem em voga.

Esta não é uma tendência nova. A indústria vem falando há anos sobre a importância da limpeza dos rótulos dos produtos. Um estudo recente revelou que globalmente, pelo menos, 50% dos fabricantes relatam que seus portfólios já foram convertidos para formulações de rótulo limpo. Mas os fabricantes também disseram que têm planos de aumentar os esforços de rótulo limpo nos próximos dois a três anos. Então, por que os esforços para converter para rótulo limpo continuam ganhando força?

Segundo a pesquisa Global Clean Label Manufacturer, cerca de 71% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas atuais que foram reformuladas para fazer afirmações sobre a naturalidade de seus ingredientes. Mais de 30% dos consumidores estariam dispostos a pagar um prêmio de mais de 20%.

Embora as marcas que convertem para rótulos mais limpos possam colher os frutos, aquelas que não correm o risco de serem punidas, com 82% dos consumidores globais relatando uma "alta probabilidade" de mudar de marcas atuais que não oferecem essas alegações para novas marcas que têm essas benefícios. Além disso, 70% deles não apenas mudariam, mas pagariam mais por isso.

Essa declaração de intenção também é corroborada pelo que os fabricantes estão relatando localmente, com 58% das marcas de alimentos e bebidas sugerindo que se beneficiaram de um aumento na receita geral graças à conversão para formulações de rótulo limpo.

Os analistas da Market Research Future apontam que a pandemia da Covid-19 teve um impacto maciço no mercado mundial de ingredientes de rótulo limpo. Os pesquisadores sugerem que a conversão de rótulo limpo é sustentada por dois impulsionadores do consumidor: cautela sobre qualquer impacto negativo na saúde dos ingredientes alimentícios e demanda por opções saudáveis. “Os hábitos de compra dos consumidores mudaram notavelmente, com eles sendo mais cautelosos com os produtos alimentícios que compram. Hábitos alimentares saudáveis tornaram-se bastante prevalentes entre os consumidores, que estão cada vez mais focados em rótulos limpos para compras fora de casa e em casa; portanto, aprimorando o escopo de aplicação de ingredientes de rótulo limpo em uma variedade de produtos alimentícios”, observaram os analistas.

Especialistas de mercado também observam que os benefícios percebidos em torno do bem-estar são o principal impulsionador da demanda de rótulo limpo. Ou seja,embora os consumidores de hoje também possam estar procurando novos benefícios de saúde direcionados ou produtos que apoiem elementos específicos de sustentabilidade, sua expectativa fundamental é que os produtos sejam feitos com ingredientes que reconhecem, aceitam e associam fortemente à naturalidade e ao processamento mínimo.

Então, quais categorias podem se beneficiar mais com a renovação de rótulo limpo? Quando se trata de disposição para pagar mais e mudar para marcas com credenciais limpas, todas as categorias se beneficiam, mas algumas mais do que outras. Segmentos que já estão associados a um foco de saúde e produtos voltados para crianças ganham mais com as alegações de rótulo limpo, enquanto os acessórios vistos como menos saudáveis ou mais indulgentes ressoaram menos.

A categoria de alimentos para bebês é um exemplo de expectativas de rótulo limpo sendo reforçadas pela cautela do consumidor. A alta demanda por rótulos limpos em alimentos para bebês decorre do desejo dos pais de garantir que seus bebês tenham o melhor início nutricional e, significativamente, de protegê-los de ingredientes que podem ser considerados prejudiciais.

Os produtos à base de plantas, por sua vez, são frequentemente percebidos como alternativas mais saudáveis. Mas os formuladores nesse campo enfrentam um desafio particular em relação à imitação das propriedades organolépticas de produtos de origem animal, ao mesmo tempo em que atendem às expectativas de rótulo limpo.

Se as categorias de produtos que já são percebidas como saudáveis se beneficiam da inovação de rótulo limpo, o que dizer dos atributos dos produtos ligados à saúde? As alegações de redução ou baixo teor de açúcar provavelmente estão na vanguarda disso, com pesquisas mostrando que o teor de açúcar é um influenciador fundamental para a maioria dos consumidores. No entanto, a redução de açúcar tem uma relação diferenciada com a demanda de rótulo limpo - o açúcar é, afinal, um ingrediente natural.

Um estudo recente sugere que, embora os consumidores verifiquem frequentemente a quantidade de açúcar que um produto contém antes de comprá-los, é menos provável que examinem o adoçante específico usado. Isso significa que os produtos com baixo teor de açúcar estão isentos da necessidade de entregar rótulos limpos? Não exatamente. O estudo também encontrou evidências de que as alegações de adoçantes influenciam as compras. Aqueles que se saíram melhor no estudo geralmente implicavam “natural” ou “não artificial”, incluindo “adoçado naturalmente” ou “feito com adoçante natural”.

Fonte: Food Navigator




Telefones:

Atendimento:

11 97156-1911

Newsletter: