Indústrias de ALIMENTOS e BEBIDAS aceleram demanda por operações LIMPAS e EFICIENTES
A transformação da indústria de alimentos e bebidas (A&B) no Brasil tem avançado consideravelmente, e começa a deixar para trás práticas insustentáveis como o desperdício de energia e de água, por exemplo. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 89% das empresas industriais já reduzem resíduos sólidos, 86% otimizam o consumo de energia e 83% melhoram o uso de água.
Uma dessas tendências será apresentada pela Delta Energia, durante a Fispal Tecnologia 2025, que consiste em soluções focadas em consultoria especializada para contratação e gestão do fornecimento de energia no mercado livre.
"A ação tem por objetivo contribuir para o aumento da eficiência energética das empresas, atendendo de forma personalizada às necessidades de cada negócio", explica João Carlos de Abreu Guimarães, vice-presidente Comercial do Grupo Delta Energia.
Entre os destaques que estarão na Feira, a empresa vai oferecer serviços em estratégias de negociação no mercado livre de energia, com análises detalhadas de custos e inteligência de mercado para monitoramento constante do consumo, informou Guimarães.
"Essa consultoria permite que os clientes compreendam melhor a dinâmica dos preços e façam suas contratações nos momentos mais vantajosos, reduzindo gastos, minimizando riscos operacionais e controlando melhor os custos energéticos. Com isso, contribuímos para um planejamento financeiro mais eficiente e para a sustentabilidade dos negócios, ajudando o setor a ganhar competitividade no mercado", detalhou o vice-presidente comercial.
Em termos práticos, continua Guimarães, a despesa com a conta de luz, por exemplo, merece atenção das empresas brasileiras. Um estudo da Abrace Energia mostra que o custo com eletricidade no segmento industrial cresceu 1.154% desde 2000. Daí a busca por alternativas mais eficientes tem se intensificado. "Adotar medidas de eficiência energética significa proporcionar ao sistema melhores condições de operação", ressalta.
Jornada da Pequena Indústria
Em parceria com o Instituto de Embalagens, a Fispal Tecnologia terá como uma das atrações a Jornada da Pequena Indústria, que visa impulsionar o crescimento e a competitividade das micro e pequenas indústrias do setor de alimentos e bebidas.
Por meio de visitas guiadas, foi desenvolvido um programa para assessorar profissionais, baseado em pesquisas para entender melhor a realidade do mercado, especificamente do setor de embalagem.
Há mais de quatro décadas, a Fispal Tecnologia, maior evento da indústria alimentícia da América do Sul, conecta empresas e profissionais em busca de soluções mais eficientes e sustentáveis para as cadeias de alimentos, bebidas e proteínas. A programação do evento, organizado pela Informa Markets, inclui conteúdos técnicos e oportunidades de negócios que estimulam a transformação do setor. A Feira vai acontecer de 24 a 27 deste mês, no São Paulo Expo, na capital paulista.



