IFF aponta novas oportunidades em alimentos e bebidas para consumidores de medicamentos GLP-1
A IFF (International Flavors & Fragrances) divulgou um novo relatório com insights sobre um dos segmentos que mais crescem no mercado global de alimentos e bebidas: os consumidores de medicamentos à base de GLP-1, como Ozempic e Wegovy. A análise destaca como as mudanças no apetite, nas preferências sensoriais e na relação emocional com a comida vêm remodelando a forma como esse público se alimenta, e revela ainda como a indústria pode responder com inovações centradas em empatia, funcionalidade e prazer alimentar.
O relatório identifica três desconexões principais entre os produtos atualmente disponíveis no mercado e as novas necessidades desse público.
Nutricional: os usuários de GLP-1 consomem menos alimentos, mas precisam de mais nutrientes por porção. Há maior demanda por itens com alta densidade proteica e de fibras, porções pequenas e que ofereçam hidratação eficiente.
Sensorial: cerca de 85% relatam aversão a certos alimentos, como carnes processadas, doces, gorduras, café e álcool. Texturas secas ou densas também são frequentemente rejeitadas.
Emocional: muitos enfrentam uma mudança na relação com a comida, marcada por sensações de perda, interrupção de hábitos sociais e a busca por um novo significado para a alimentação.
Personas GLP-1: novos perfis para orientar o desenvolvimento de produtos
Para apoiar a indústria na criação de soluções mais eficazes, a IFF propõe uma segmentação inicial de perfis de consumidores GLP-1, baseada em suas motivações, objetivos e hábitos:
- Health Hacker Holly – Proativa e orientada por dados, busca bem-estar a longo prazo. Prefere snacks funcionais, smoothies e bebidas com alto teor de proteína e suporte digestivo.
- Remedy Reacher Ron – Em tratamento de condições crônicas como diabetes, vê os alimentos como remédio. Busca kits de refeições, lanches fortificados e shakes de baixo índice glicêmico.
- Glow Getter Gail – Voltada à transformação e autoestima, procura indulgências saudáveis, com apelo visual e funcional. Dá preferência a formatos como águas funcionais, smoothies e snacks com benefícios para pele, cabelo e unhas.
Evolução das necessidades: três fases do consumidor GLP-1
O estudo da IFF detalha como as necessidades desses consumidores mudam ao longo do tempo, em três fases distintas. Na fase inicial, o foco é na adaptação a porções menores e controle de efeitos colaterais dos medicamentos. Depois, na fase de transição, atua-se na prevenção de recaídas, com opções de porções flexíveis e intensidades de sabor ajustáveis. Por fim, a fase de manutenção (“forever phase”) é o estabelecimento de hábitos sustentáveis, com produtos pré-porcionados, de alta saciedade e com apelo funcional.
O relatório completo está disponível para download online.




























