A Givaudan está desenvolvendo uma plataforma que utiliza tecnologias avançadas de dados juntamente com inteligência artificial e percepção humana para prever o futuro dos alimentos. Chamada de Consumer Foresight, a nova ferramenta visa ajudar os seus clientes a cocriar e inovar.
A plataforma de futurescaping alavancará big data, inteligência artificial e a experiência da Givaudan no setor de alimentos e bebidas. De acordo com Louie D'Amico, presidente de Taste & Wellbeing da empresa, é um passo além dos modelos de previsão de tendências de hoje. “A maioria dos modelos de previsão de tendências se concentra principalmente em entender o passado e o presente. O Customer Foresight será mais preditivo, com a capacidade de criar possíveis cenários futuros do que deve ser possível amanhã para moldar o futuro dos alimentos. O Customer Foresight pode ajudar a antecipar os desafios de amanhã e desvendar o futuro das expectativas dos consumidores”, acrescentou.
D’Amico explicou que o Customer Foresight está focado em descobrir os primeiros sinais para os seus clientes, que nem eles, nem seus consumidores estão cientes, nem podem ter articulado totalmente. Dado o poder das tecnologias de Inteligência Artificial usadas, combinados com a expansão dos dados que alimentarão a Prospecção do Cliente e a profundidade da experiência das equipes internas da Givaudan, a plataforma estará equipada para ajudar a orientar os clientes em uma ampla gama de necessidades de desenvolvimento de amplo mercado em mudanças para ingredientes específicos em aplicações específicas de produtos.
No coração do Customer Foresight está um mecanismo digital proprietário que oferece suporte aos especialistas da Givaudan em seus esforços de visão do futuro. O Grupo está olhando para um horizonte de até alguns anos à frente, pois prevê as necessidades futuras de clientes e consumidores. Essa combinação de pontos de dados, Inteligência Artificial e experiência humana está no centro da inovação da Givaudan. O Customer Foresight levará em consideração várias fontes de dados - dados proprietários da Givaudan e dados de parceiros externos - que são cuidadosamente selecionados. Também permitirá análises cruzadas de diferentes fontes de dados para gerar cenários futuros do que deve ser possível amanhã.
Mas, embora os dados sejam importantes, o elemento humano dessa ferramenta de previsão é fundamental. “A profundidade da experiência de nossas equipes internas é a chave para essa combinação única. A experiência humana está no centro do propósito da nossa empresa, assim como a natureza, para que as pessoas sempre estejam na frente e no centro da nossa jornada de cocriação com os clientes. Nossos especialistas em cenários futuros ajudarão a interpretar os resultados frente a frente com os clientes, oferecerão conhecimento e experiência profundos do ecossistema de alimentos e bebidas e garantirão, ainda, que os clientes recebam cenários e conceitos altamente relevantes para eles e seus consumidores”, afirmou d’Amico.
O Customer Foresight ajudará a indústria de alimentos e bebidas a gerenciar a profunda disrupção que enfrenta, impulsionada pelas rápidas mudanças nas necessidades dos consumidores e clientes. Desde permitir o movimento para dietas mais conscientes e amigas do planeta, até fornecer escolhas alimentares mais nutritivas e ajudar os consumidores a atingir suas metas de bem-estar.
Atualmente, o Customer Foresight está sendo testado em dois mercados antes do seu lançamento, previsto para 2023. “Atualmente, estamos executando pilotos em casos de negócios reais na América Latina e Sul da Ásia, África, Oriente Médio (SAMEA), que estão sendo usados para provar o resultado comercial tangível do Customer Foresight. Esses são mercados em rápida mudança, onde o tempo de desenvolvimento geralmente é muito curto, tornando a previsão altamente valiosa”, revelou D'Amico, acrescentando que embora ainda seja muito cedo para fornecer exemplos específicos, a Givaudan está realmente encorajada e empolgada com a direção e os resultados. “À medida que progredimos, esperamos explorar qualquer coisa, desde amplas mudanças de mercado até ingredientes específicos em aplicações específicas de produtos. O Customer Foresight ajudará na criação da marca de uma maneira totalmente nova e única”, finalizou.
Fonte: Food Navigator