ofi inaugura fábrica de café solúvel no Brasil com foco em inovação sustentável
Data de publicação: 28/05/2025
Compartilhar:
A ofi, líder global em ingredientes naturais para alimentos e bebidas, inaugurou oficialmente no dia 9 de maio sua nova unidade de café solúvel em Linhares (ES). A planta de última geração fortalece a posição da empresa como uma das três maiores produtoras independentes de café solúvel no mundo, em um mercado que deve atingir US$ 52,2 bilhões até 2031.
Localizada no coração da região produtora de café Conilon, a fábrica transforma grãos oriundos de diversas unidades da ofi no Brasil em produtos premium de café instantâneo, utilizando duas linhas completas de produção para freeze-dried (liofilizado) e spray-dried (spray) que maximizam a eficiência e a produtividade.
“Essa inauguração representa um triplo benefício — para as comunidades locais, para os nossos clientes e para o meio ambiente”, afirmou VivekVerma, diretor-geral global de café da ofi.
Com o novo investimento, a ofi integra ainda mais sua cadeia de suprimentos e fortalece parcerias com produtores locais, garantindo café solúvel rastreável e sustentável para clientes em mercados da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.
O Espírito Santo foi escolhido estrategicamente por responder por cerca de 70% da produção nacional de café Conilon, variedade essencial para a expansão do fornecimento global de grãos robusta. A unidade complementa as operações já existentes da empresa na Espanha e no Vietnã.
Sustentabilidade como premissa
O projeto da unidade de Linhares incorpora os princípios da estratégia “Choices for Change” da ofi e opera com 100% de energia renovável. Utiliza caldeiras de biomassa alimentadas por resíduos da própria produção de café, o que contribui para a redução da pegada de carbono da empresa e de seus clientes. Os grãos utilizados são totalmente rastreáveis e certificados pelo Rainforest Alliance.
Outro destaque é o novo Centro de Inovação em Café Solúvel da unidade, que integra a rede global de 19 centros de inovação da ofi, voltados ao desenvolvimento de soluções em café, cacau, laticínios, castanhas e especiarias.