Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Nova pesquisa com consumidores revela demanda por prebióticos cientificamente comprovados

Quando se trata de comprar alimentos funcionais com prebióticos, a eficácia do produto e as alegações comprovadas são os motivadores de compra mais importantes para o consumidor. É o que revela uma nova pesquisa global encomendada pela empresa de estudos de mercado FMCG Gurus, um parceiro estratégico próximo da BENEO, com 10.000 consumidores em 10 países[i].

Demanda por prebióticos comprovados

Olhando para as expectativas dos entrevistados que já compram prebióticos, a pesquisa mostra que eles querem produtos que cumpram o que prometem e sejam respaldados pela ciência: para três em cada quatro desses consumidores, os fatores mais importantes ao escolher um alimento ou bebida contendo prebióticos são a eficácia do produto, as alegações de saúde e as alegações com base científica. Curiosamente, apesar da crise do custo de vida, o aspecto do preço fica atrás dessas considerações, com 55% afirmando que é um importante fator de compra. Analisando mais de perto quais alegações de saúde específicas estão em demanda, “saúde digestiva” e “melhoria do bem-estar geral” (73% cada) estão entre as mais relevantes para quem compra alimentos e bebidas contendo prebióticos.[ii]

Prevenção é melhor que a cura

A pesquisa também demonstra que os consumidores estão mudando para uma mentalidade de “prevenção de doenças” em vez de “cura de doenças”. Na verdade, quase metade (48%) das pessoas que compram alimentos e bebidas contendo prebióticos não apresentava nenhum sintoma quando começaram a usá-los. Uma dieta de suporte à saúde está no topo da agenda de cada vez mais consumidores e de acordo com esta tendência, o interesse por alimentos e bebidas conhecidos por melhorar a saúde aumentou significativamente na população em geral – de 26% em 2019 para 42% em 2021.[iii]

Além disso, dois terços dos entrevistados em geral agora veem a saúde imunológica como a área principal a ser abordada no próximo ano e, quando se trata de promovê-la, três em cada quatro (74%) entendem a importância da saúde digestiva.

A pesquisa também indica que os consumidores estão se familiarizando com os prebióticos em geral, bem como com ingredientes prebióticos específicos: A pesquisa demonstra que mais da metade dos entrevistados (54%) está ciente dos prebióticos e quase 1 em cada 3 desses consumidores conhece 'fibra da raiz de chicória ' e 'inulina' são prebióticos, tornando-os os ingredientes mais reconhecidos.[iv]

A inulina e a oligofrutose (inulina de cadeia curta) são os únicos prebióticos à base de plantas disponíveis e pertencem aos poucos prebióticos comprovados de acordo com a ISAPP (International Scientific Association for Probiotics and Prebiotics). No total, mais de 150 estudos de intervenção humana de alta qualidade foram publicados com a fibra de raiz de chicória, fornecendo fortes evidências de benefícios fisiológicos distintos. Além disso, a inulina da fibra de raiz de chicória da BENEO tem uma alegação de saúde autorizada pela União Europeia em relação à saúde digestiva e suporte à regularidade, que pode ser comunicada na embalagem. Além disso, existem diversas formas de comunicação das alegações funcionais ao usar as fibras de raiz de chicória da BENEO nos Estados Unidos.

Myriam Snaet, Head of Market Intelligence and Consumer Insights da BENEO, explica: “O fato de que alegações confiáveis, apoiadas pela ciência, estão no topo da lista de desejos dos consumidores, reforça a abordagem que adotamos nos últimos 20 anos no apoio à pesquisa científica de prebióticos para nossos ingredientes. Como resultado, estamos bem-posicionados para atender à crescente demanda dos consumidores por prebióticos comprovados. Além disso, graças ao nosso programa de investimento de vários milhões de euros nos últimos anos, podemos atender confortavelmente à crescente demanda”.

Michael Hughes, Head of Research and Insight em FMCG Gurus, comenta: “Os resultados de nossa última pesquisa com consumidores mostram claramente que, para atrair os consumidores, o foco dos fabricantes deve ser oferecer valor pelo dinheiro. O uso de ingredientes que permitem reivindicações na embalagem é importante e permite que os fabricantes sejam bem-sucedidos, mesmo nestes tempos financeiros difíceis, com produtos premium posicionados”.

As principais aplicações das fibras de raiz de chicória da BENEO, Orafti® Inulina e Oligofrutose, incluem laticínios, cereais, panificação e confeitaria, pois sua adição permite a redução de açúcar, gordura e calorias.



[i] FMCG Gurus, Prebiotics survey, Q2 2022. Um total de 10.000 consumidores foram entrevistados em 10 países (1.000 por país), sendo a pesquisa nacionalmente representativa por idade e sexo.

[ii] FMCG Gurus, Prebiotic survey, Q2 2022, n=10,000 (aqui: filtrado por consumidores que compram prebióticos, n=1,260).

[iii] FMCG Gurus, Active Nutrition survey, realizado em 2019 e 2021 (26.000 entrevistados em 26 países).

[iv] FMCG Gurus, Prebiotic survey, Q2 2022, n=10,000 (aqui: filtrado por consumidores que ouviram falar de prebióticos, n=5.400).




Notícias relacionadas



Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001