Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Uma visão diferente dos sabores lácteos

O desenvolvimento e a inclusão de novos ingredientes em produtos lácteos estão adicionando tempero a uma categoria tipicamente convencional. Ao combinar novos sabores e elementos funcionais nas seleções, os processadores estão em posição de transformar as ofertas tradicionais em opções mais atraentes, ao mesmo tempo em que se destacam em um mercado lotado.

Um diferencial pode ser a intensidade do sabor e/ou sabores únicos ou combinações de sabores. Existem muitos produtos que se pode provar de olhos fechados e achar que não tem sabor, mas estão sendo chamados de baunilha, chocolate e muito mais. Alcançar um perfil de sabor autêntico, que realmente tenha o gosto do seu homônimo, realmente levará ao próximo nível.

Processadores que criam um perfil de sabor “assinatura”, também podem se destacar. Isso inclui, por exemplo, adicionar ou misturar diferentes espécies de extratos de baunilha, como planifolia ou tahitensis, ou misturar chocolates com notas de especiarias, como a canela.

Os fabricantes de produtos lácteos premium já estão procurando combinar a baunilha com outros compostos naturais, como morango, chocolate ou café, para potencializar o perfil geral de sabor. Os sabores emergentes como lavanda, cardamomo e rosa podem ser áreas de inovação para produtores de laticínios, mas as demandas de gosto do consumidor tendem a diferir por região e sazonalidade. Extratos de amêndoa e café, por exemplo, são extremamente populares no outono e inverno, enquanto os sabores cítricos reinam na primavera.

Os diversos tipos de baunilha com perfis de sabor distintos também podem tornar mais fácil para os processadores expandir sua variedade de produtos. Quando adicionados a outros sabores doces, como caramelo ou até frutas, a baunilha pura pode dar mais profundidade e complexidade.

Os processadores de laticínios que utilizam ingredientes atraentes para o grande segmento de consumidores preocupados com a saúde também estarão em melhor posição para aumentar a conscientização e a atividade do produto.

Ingredientes com propriedades terapêuticas inerentes são mais influentes à medida que a saúde física e mental se torna o fator dominante por trás dos novos produtos lácteos. Isso inclui adaptógenos, botânicos e frutas funcionais para o bem-estar emocional, lembrando que os sabores calmantes e relaxantes incluem maracujá, camomila, lavanda amora, menta de groselha e nectarina de chá branco com mel.

Sabores para suporte físico incluem açaí de sabugueiro ou cereja azeda para imunização; açafrão chai dourado ou matcha de mirtilo para anti-inflamatório; e manga de damasco ou goji de mirtilo para saúde ocular.

Também estão ganhando popularidade os sabores ligados à fermentação. Esses incluem gengibre, limas pretas e limões em conserva. Iogurtes e leites fermentados já têm um foco de saúde percebido pelo consumidor e incorporar sabores de tendências associados à fermentação nessas ofertas é ainda mais atraente para o consumidor.

Enquanto isso, os sabores cítricos estão se tornando mais populares em iogurtes, shakes e guloseimas congeladas, à medida que os consumidores associam os elementos ao suporte para funções imunológicas. Os sabores incluem seleções tradicionais como laranja, limão e lima, além de variedades regionais, incluindo calamansi, laranja e yuzu.

As sobremesas nostálgicas também estão em alta, com a pandemia da Covid-19 gerando mais interesse em sabores que lembram os consumidores de uma época diferente. Os sabores florais e botânicos também estão crescendo em popularidade, pois os ingredientes podem ser combinados com um sabor de frutas frescas ou baunilha quente para trazer conforto ao que parece ser um perfil de sabor exótico.

Ao pensar fora do que os consumidores esperam ver em um produto lácteo, os processadores podem diferenciar suas ofertas em um setor altamente competitivo. No entanto, os consumidores são mais propensos a aceitar sabores não tradicionais, como donut com cobertura de chocolate, torta de morango e chai de baunilha, se os sabores tradicionais, incluindo baunilha, chocolate e morango, permanecerem no rótulo.

Enquanto as marcas tradicionais e modernas, por exemplo, podem apresentar um sabor de chocolate em sua variedade de sorvetes, a marca tradicional pode adotar uma abordagem mainstream por meio de um sabor rico de chocolate ao leite com inclusões de massa de biscoito, enquanto a marca moderna pode apresentar um sabor de chocolate amargo com amêndoas ou uma variedade de framboesa.

A fusão de sabores familiares como baunilha, chocolate e morango com sabores únicos ou exóticos também é uma oportunidade para as marcas comunicarem um posicionamento mais premium. Esses perfis podem incluir favo de mel de baunilha ou baunilha temperada; malte de chocolate e massa de brownie; caramelo salgado e caramelo de bordo; mocha de rosas e moca de massa de bolo; banana caramelizada e banana temperada; e torta de morango e morango cozido.

Embora a alavancagem de ingredientes atraentes e inovadores possa aumentar o interesse em produtos lácteos, criar os sabores ideais ainda pode ser um desafio.

Segundo analistas, as tendências do consumidor em relação à saúde e bem-estar estão tornando mais difícil do que nunca atender às expectativas de sabor. Altos níveis de proteína, açúcar e gordura reduzidos, ingredientes funcionais e formulações à base de plantas têm implicações para os sistemas de adoçantes e sabores.

Também pode ser um grande desafio para os processadores incorporar os ingredientes de sabor necessários quando há restrições no produto acabado, por exemplo, ser desnatado ou sem adição de açúcar.

Tal situação pode exigir que os operadores usem hidrocolóides e moduladores de sabor para substituir o mouthfeel e trazer corpo ao produto acabado, ao mesmo tempo em que aumenta a doçura.

Na realidade, os consumidores querem produtos saudáveis e de baixa caloria, repletos de proteínas e todos os outros benefícios funcionais, e ainda esperam que as bebidas tenham um ótimo sabor.Cabe a indústria buscar formas de atendê-los...

Fonte: Dairy Food




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001