Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


MAP é opção saudável para conservação dos alimentos

A indústria de alimentos investe constantemente em inovações tecnológicas, em especial para processamento e conservação, a fim de agradar um consumidor cada vez mais exigente e atento a aspectos como textura, sabor, aroma, cor e valor nutricional dos alimentos.

As soluções para embalagem, portanto, são muito importantes para entregar um produto que dure mais tempo e conserve a qualidade. Dentre as alternativas inovadoras no mercado está a MAP/EAM (embalagem de atmosfera modificada), que substitui o ar ambiente presente no interior da embalagem por uma mistura de gases, na maioria das vezes uma combinação de dióxido de carbono (CO2) e nitrogênio (N2).

Segundo Rafael Sarkozi Pereira da Silva, Engenheiro de Aplicação e Desenvolvimento da Air Products Brasil, fornecedora de gases de alta pureza e equipamentos para alimentos e bebidas, com as soluções MAP se evita a adição de aditivos químicos que, em sua maioria, alteram aroma, fragrância, textura e aspecto visual.

Com as embalagens de atmosfera modificada, a estrutura do alimento é mantida de maneira natural. Quando o consumidor for às compras, é importante que observe a cor da carne. Se ela estiver com aquela coloração vermelho vivo é porque foi conservada in natura, por meio da MAP”, contou Rafael, esclarecendo ainda, que os gases na embalagem de atmosfera modificada também mantêm a característica de frescor do alimento, o que reflete na melhor percepção da qualidade do produto pelo cliente. “Eles retardam o processo metabólico e o desenvolvimento de microrganismos e minimizam a oxidação. A nova atmosfera no interior da embalagem preserva a qualidade dos alimentos frescos por mais tempo e estende o prazo de validade”, explicou.

Como o dióxido de carbono e o nitrogênio, que compõem a mistura de gases que gera a atmosfera de proteção e conservação, não são absorvidos pelos alimentos, o sabor do produto é preservado. Por isso, a embalagem MAP tem sido muito utilizada em laticínios e queijos, saladas frescas ensacadas, pratos feitos embalados, entre outros.

O especialista da Air Products Brasil lembra que a MAP precisa ser monitorada para garantir segurança alimentar e manutenção da qualidade do produto final.

Fonte: Engaje! Comunicação Inteligente




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001