Devido aos grandes benefícios relacionados a saúde, a suplementação de glutamina é altamente recomendada por médicos e nutricionistas. É indicado para atletas e praticantes de atividades físicas, pois estimula a síntese proteica. Também é destinada às pessoas que desejam melhorar o sistema imunológico.
A glutamina é produzida pelo organismo, sendo o aminoácido livre mais abundante no corpo. Entretanto, em condições especiais, como após exercícios intensos e prolongados, se torna um aminoácido condicionalmente essencial, ou seja, mesmo sendo produzida pelo organismo, a sua utilização aumenta muito com a prática do exercício.
Estudos científicos apontam que a glutamina pode auxiliar na diminuição da incidência de infecções, como gripes e resfriados, e evitar ainda a degradação da proteína muscular (efeito anticatabólico). Outros benefícios considerados são o aumento da capacidade antioxidante, a regeneração e manutenção da mucosa intestinal, resultando em melhorias na digestão do alimento e posterior assimilação dos nutrientes e diminuição dos sintomas de excesso de treinamento (over training).
Além de auxiliar atletas na recuperação muscular e síntese de proteínas (aumento de massa muscular), a glutamina contribui na melhora das funções intestinais e, consequentemente, o sistema imune. Por ser um produto em pó e de sabor neutro, possui a versatilidade de ser adicionada à outros suplementos ou alimentos, como o whey protein, pré-treinos, creatina, iogurtes, sucos ou shakes.
Trata-se de um composto desenvolvido de maneira sintética e isso faz com que seja um produto que pode ser consumido por pessoas vegetarianas e/ou veganas, pois não possui nenhum ingrediente de origem animal.
Com baixíssimo potencial calórico, a suplementação de glutamina não altera o peso corporal, uma vez que é consumido nas doses diárias indicadas na rotulagem ou conforme orientação profissional do médico ou nutricionista.
Fonte: Food Connection