Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Extratos de bagas escuras oferecem suporte imunológico colorido e natural

Colinas íngremes, curvas fechadas e várias reviravoltas inesperadas - apenas um dia na vida de qualquer entusiasta de montanha-russa. Como analogias, não há melhor para o que aconteceu na categoria de mercado de saúde imunológica nos últimos anos.

Para alguns ingredientes de suporte imunológico, especialmente extratos de frutas escuras, a intensa temporada de gripe de 2018, foi o equivalente a lenta, mas seguramente subida daquela primeira grande colina, com maior consciência esperando no topo. Então, com a declaração oficial da pandemia da Covid-19, aqueles que trabalham no espaço da saúde imunológica experimentaram a adrenalina extrema de correr para baixo dessa queda inicial. Ingredientes de bagas escuras, como o sabugueiro preto europeu, estavam em alta demanda, pois os formuladores procuravam avidamente incluí-los em fórmulas imunológicas.

Enfrentando a extrema incerteza sobre a transmissão do vírus e seus efeitos, os usuários de suplementos existentes, bem como os recém-chegados, estavam em busca de produtos que os ajudassem a se manter saudáveis de todos os ângulos possíveis. Essa foi uma mudança de mercado extremamente importante, porque até então na categoria imunológica, os produtos e ingredientes que poderiam tratar os sintomas existentes durante as estações de pico de gripes e resfriados eram o foco principal. A pandemia mudou ativamente as mentalidades para opções desenvolvidas especificamente para serem tomadas durante todo o ano para manter o sistema imunológico armado e os sistemas corporais relacionados em sua melhor forma.

Este é o momento de maximizar o impulso dessa primeira grande colina, à medida que o mercado se normaliza para níveis sustentáveis. Um precedente para se apoiar proativamente em ingredientes imunológicos, como extratos de bagas, para a manutenção diária da saúde foi firmemente estabelecido.

As bagas são o sonho de um formulador porque são naturais, seguras, eficazes e extremamente versáteis. Melhor ainda, os consumidores geralmente entendem que frutas e vegetais coloridos são bons para eles, oferecendo uma infinidade de vitaminas, minerais e fitonutrientes essenciais que contribuem para o bem-estar geral.

Os pigmentos de cor escura que lhes dão tons profundos de vermelho, azul e roxo aumentam sua capacidade antioxidante geral. Esses pigmentos de cor de antocianina fazem parte de uma categoria de fitonutrientes chamados flavonóides, que são polifenóis cientificamente associados a benefícios significativos para a saúde em humanos.

Além das atividades antivirais e antibacterianas diretas, as bagas ricas em flavonóides demonstraram em estudos modular a inflamação, que geralmente é um indicador do estado geral do sistema imunológico. Enquanto muitas bagas escuras pigmentadas, como aronia berry e groselha preta, oferecem propriedades de suporte imunológico estudadas, a baga escura mais conhecida (e cientificamente estudada) no reino de suporte imunológico é o sabugueiro preto europeu.

Para não ser confundido com outras espécies de sabugueiro, o Sambucus nigra europeu tem uma história de uso como alimento medicinal que remonta a séculos.

Décadas de pesquisa científica sustentam as capacidades de suporte imunológico do sabugueiro. Em um estudo, por exemplo, um extrato de sabugueiro padronizado com antocianina exibiu uma redução dependente da dose em certas bactérias associadas a infecções respiratórias superiores e inibiu a propagação de influenza tipos A e B.

Estudos piloto em humanos no início dos anos 2000, demonstraram a capacidade do sabugueiro preto europeu de promover uma recuperação mais rápida dos sintomas da gripe. Um ensaio clínico humano mais recente e maior em 2016, corroborou a capacidade do sabugueiro de reduzir significativamente a duração e a gravidade dos sintomas em um contexto mais amplo de infecções do trato respiratório superior.

Alguns anos depois, uma robusta meta-análise independente de Hawkins et al., avaliaram todos os dados clínicos existentes e concluíram que “a suplementação com extrato padronizado de sabugueiro é significativamente eficaz na redução da duração total e gravidade dos sintomas respiratórios superiores, em comparação com um grupo placebo”.

Para entender como o sabugueiro teve esses efeitos positivos, os pesquisadores exploraram possíveis mecanismos de ação. Os ativos de sabugueiro demonstraram ser capazes de inibir a ligação viral às células hospedeiras, dificultando a infectividade e impedindo a replicação dos vírus.

Tanto os estudos existentes quanto os em andamento sugerem que outros componentes ativos não flavonóides do sabugueiro também contribuem para seu potencial de reforço imunológico, apoiando a afirmação de que os métodos de processamento são importantes em termos de controle de qualidade. Por causa disso, os ingredientes de sabugueiro devem ser obtidos apenas de fornecedores respeitáveis, com total transparência sobre a origem das matérias-primas, tecnologia de processamento e comprovação clínica.

Quando se trata de escolher ingredientes para produtos funcionais, a ciência das bagas escuras, especialmente o sabugueiro, fala por si. O passeio selvagem dos últimos anos serviu apenas para aumentar a consciência do consumidor sobre a importância de priorizar um regime de suporte imunológico durante todo o ano com ingredientes comprovados.

O desafio, agora, é inovar na categoria de saúde imunológica para manter o interesse dos consumidores alto. Isso pode significar capitalizar outros benefícios complementares para a saúde das bagas por meio de misturas ou formulação com outros ingredientes comprovados pela ciência para propriedades específicas de suporte imunológico. Outras abordagens potenciais incluem novas aplicações e métodos de entrega, como alimentos funcionais, bebidas e confeitos. Em ambos os casos, a boa notícia é que os ingredientes das bagas são formulados facilmente em uma variedade de plataformas e são particularmente adequados para manter uma categoria de ingredientes de saúde imunológica.

Pode-se dizer que o impulso da montanha-russa ajudou a lançar bagas escuras e seus ativos flavonóides em uma posição de respeito e oportunidade duradouros.

Fonte: Natural Products Insider




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001