De acordo com a Pesquisa de Saúde e Alimentação 2022, do Conselho Internacional de Informação Alimentar, pouco mais da metade de todos os consumidores dizem que estão seguindo uma dieta ou padrão alimentar, aumentando para 52% de 39% em 2021. Mais de um terço deseja proteger sua saúde a longo prazo, enquanto aproximadamente a mesma quantidade está interessada em perder peso. Os quatro principais padrões alimentares que os consumidores dizem seguir são alimentação limpa, alimentação consciente, contagem de calorias e à base de plantas.
Um total de 73% dos consumidores lancha pelo menos uma vez por dia, um aumento de 15% em relação a 2021. Mais da metade dos consumidores (56%) relatou sentir-se pelo menos um pouco estressado durante os últimos seis meses. Daqueles que se sentiram muito estressados nos últimos seis meses, quase três em cada 10 lancham pelo menos três vezes ao dia.
A pesquisa deste ano teve uma grande amostra de consumidores da Geração Z, com idades entre 18 e 24 anos, para melhor comparação geracional. Descobriu-se que muitas dessas tendências foram mais pronunciadas em consumidores mais jovens, o que pode significar mudanças mais pronunciadas ao longo do tempo.
A 17ª Pesquisa Anual de Alimentação e Saúde da IFIC, que avalia as atitudes e o comportamento do consumidor em relação à comida e às compras, fornece um espelho interessante para 2022. Os consumidores de hoje estão estressados, tentando se tornar mais saudáveis por meio de uma alimentação mais limpa e lancham com muito mais frequência.
As descobertas sobre seguir padrões alimentares são uma das maiores mudanças em apenas um ano, com todos os grupos demográficos vendo um aumento no número de consumidores em comparação com 2021. Mas os consumidores não estão seguindo dietas da moda ou tentando algo com um nome moderno e resultados de saúde questionáveis. A alimentação limpa, que geralmente é descrita como a busca de produtos alimentícios feitos com ingredientes reconhecíveis, é o principal padrão que os consumidores estão seguindo.
O desejo dos consumidores por rótulos mais limpos é visto em toda a pesquisa. Quando solicitados a definir alimentos saudáveis, a maioria dos consumidores disse que eram frescos, com baixo teor de açúcar, boas fontes de proteína e contendo frutas e vegetais. Quase metade disse que um produto descrito como tendo ingredientes limpos em seu rótulo seria mais saudável do que um que tivesse propriedades nutricionais idênticas, mas sem alegação, e mais da metade se sentiu assim em relação a um produto com alegação de “totalmente natural”.
O estresse também está pesando sobre todas as escolhas alimentares. A IFIC descobriu que 54% dos consumidores que tentaram aliviar o estresse comendo, fizeram escolhas alimentares mais saudáveis. Mas quase um em cada quatro disse que sempre ou frequentemente comem quando se sentem estressados. À medida que os consumidores comem mais agora - e a pesquisa descobriu aumentos nos lanches durante todo o dia - lanches mais saudáveis são os desejados pela manhã, com 43% dos consumidores optando por frutas. No final do dia e a noite, no entanto, os lanches ficam menos saudáveis, incluindo aqueles que são salgados, doces ou chocolate e biscoitos, bolo ou sorvete.
Fonte: Food Dive