A melatonina pode ser encontrada naturalmente no corpo, onde desempenha várias funções, como estimular a secreção do hormônio do crescimento, controlar o apetite, atuar como antioxidante e apoiar o sistema imunológico. Mas, sem dúvida, o mais fundamental é regular o relógio biológico, causando sonolência à noite. Embora seja produzida pela diminuição da luz ambiente, existem vários alimentos que ajudam o organismo a gerá-la.
À medida que envelhecemos, o organismo produz menos melatonina, por isso é ideal levar em consideração o consumo de alguns alimentos que podem ajudar a produzir essa substância.
Entre os alimentos que ajudam na produção de mais melatonina, seis são recomendados:
- Nozes: para cada grama de noz, é possível encontrar 3,5 nanogramas de melatonina. O consumo recorrente de nozes ou amêndoas pode aumentar a presença desse hormônio na corrente sanguínea.
- Banana: além de ser rica em potássio, a fruta auxilia na produção de melatonina, principalmente quando ingerida à noite, melhorando o sono.
- Arroz: assim como a aveia, estes cereais são os alimentos com maior teor de melatonina por grama.
- Tomates: são considerados uma boa fonte, além de regular o apetite e ser uma boa fonte de antioxidantes. A considerar que por ser muito ácido pode desencadear refluxo ou azia, dificultando o sono se ocorrer à noite.
- Ovos: são um bom aliado para a produção de melatonina e serotonina, sendo um dos alimentos de origem animal que mais possui o primeiro.
- Leite: além de ser uma boa fonte de cálcio para o organismo, o leite contém triptofano, que auxilia na secreção de serotonina e no relaxamento. Recomenda-se tomá-lo morno.
Segundo especialistas, a maioria desses alimentos contém triptofano, um aminoácido essencial para a síntese de serotonina e melatonina. Incluí-los na dieta não só beneficiará no sono e na regulação do ciclo circadiano, mas também em diferentes processos do organismo, devido ao seu alto teor de minerais e vitaminas.
Fonte: Food News Latam