Agropalma investe em gorduras de alta performance para indústria alimentícia
A proximidade da Páscoa, celebrada no dia 20 de abril, promete movimentar - principalmente neste ano, em que os preços da manteiga de cacau atingiram patamares bastante elevados - um mercado que já é naturalmente aquecido: o de gorduras vegetais para a indústria alimentícia. Neste começo de 2025, as empresas buscam se preparar para a alta demanda ocasionada pela festividade religiosa, que é considerada a sexta data comemorativa mais relevante para o comércio brasileiro.
Na Páscoa de 2024, as vendas do varejo registraram queda de 5% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). Os números mostram os efeitos do calendário: no ano passado, a data ocorreu no fim do mês - quando os recursos disponíveis para as famílias são mais escassos. No setor de Supermercados e Hipermercados, em particular, as vendas caíram 3,9% no período. Por outro lado, cresceram 3,8% nas chocolaterias.
Parceira de longa data da indústria alimentícia, a Agropalma, empresa brasileira reconhecida mundialmente como referência na produção sustentável de soluções com óleos vegetais, dispõe ao mercado sua linha de gorduras de alta performance desenvolvida para atender às variadas demandas de seus clientes.
Entre os destaques da Agropalma está a gordura CBS (Cocoa Butter Substitute), que se apresenta como uma ótima e eficiente alternativa à manteiga de cacau. A companhia sobressai por ser a única empresa no Brasil capaz de produzir nacionalmente a principal matéria-prima utilizada na CBS, evidenciando seu foco em tecnologia, processo, pesquisa e desenvolvimento.
"Temos parcerias estratégicas com grandes players da indústria de alimentos que confiam na qualidade e valorizam nossas soluções", diz André Gasparini, diretor Comercial, de Marketing e P&D da Agropalma. "No caso da gordura CBS, entregamos um produto de alto valor agregado de extrema importância para a indústria de coberturas e confeitos." Em 2023, a indústria alimentícia representou 70% das vendas realizadas pela companhia.
Gordura CBS: ótima alternativa às indústrias alimentícias na Páscoa
A composição da gordura CBS da Agropalma propicia um derretimento e uma estabilidade semelhantes aos da manteiga de cacau, entregando, porém, performance, sabor e um custo mais acessível às indústrias alimentícias que atuam no segmento de chocolate e coberturas.
A CBS é mais resistente às variações de temperatura e ao clima quente, o que a torna ideal para uso no Brasil. Essa resistência auxilia na redução de defeitos comuns no universo do chocolate chamados de "fat bloom" - manchas esbranquiçadas que aparecem na superfície do produto e costumam ser consideradas indesejáveis pelo consumidor.
A Agropalma conta com refinarias estrategicamente localizadas nos estados do Pará e de São Paulo para atender com rapidez as demandas dos clientes de todas as regiões brasileiras. Trata-se de um diferencial competitivo principalmente nesta época de Páscoa, na qual a indústria movimenta significativas toneladas de produtos em pouco tempo.
Gorduras culinárias
Já as gorduras culinárias da Agropalma foram desenvolvidas como opções multiuso para diversas aplicações, como panificação, confeitaria, indústria láctea e sorvetes. Elas combinam versatilidade e desempenho técnico, conferindo ótimos resultados aos produtos destinados a um mercado cada vez mais exigente em qualidade, sabor, custo e sustentabilidade.
Os principais atributos dessas gorduras estão em conferir desempenho e maior shelf life aos produtos, uma vez que são muito estáveis à oxidação - um enorme desafio atual da indústria alimentícia. Devido à sua versatilidade, permite ao cliente a utilização em diversos tipos de produto, gerando otimização e menos custo.
"Nosso maior diferencial é a produção verticalizada (plantação, extração e refinarias), o que garante a qualidade em todas as etapas do processo. Isso nos possibilita ter uma flexibilidade operacional que proporciona rápido fornecimento aos nossos clientes, mesmo em casos de pedidos urgentes", acrescenta Gasparini.
Além de uma fábrica de gordura vegetal de última geração, a Agropalma possui um departamento estratégico de pesquisa e desenvolvimento equipado com uma planta de aplicação-piloto para que os clientes possam desenvolver e testar seus ingredientes e produtos sem interromper seu próprio processo de fabricação.
Sustentabilidade e rastreabilidade
Comprometida com práticas ambientalmente responsáveis, a Agropalma atesta que suas gorduras sejam produzidas a partir de matérias-primas sustentáveis, alinhando-se às tendências globais de consumo consciente e à diminuição de impactos ambientais.
A Agropalma também promove transparência na cadeia de suprimentos para que seus clientes possam ter confiança em como seus ingredientes foram cultivados e fabricados. A parceria de longo prazo com agricultores familiares e produtores integrados viabiliza à empresa entregar produtos refinados e a granel de acordo com a demanda do mercado, assegurando rastreabilidade e conformidade com a EUDR, a lei antidesmatamento da União Europeia.



























