As fibras e os probióticos se tornaram um tópico importante na indústria de bebidas, à medida que cresce o interesse por saúde digestiva. Segundo pesquisas, 76% dos consumidores mundiais reconhecem a relação entre saúde digestiva e bem-estar geral e 68% deles afirmam que estão interessados em produtos que tratam da saúde digestiva.
Os especialistas observam que os consumidores de hoje não apenas têm interesse crescente na relação da fibra com a saúde digestiva, mas também nos prebióticos e probióticos e seu papel na promoção de uma alimentação saudável.
Como resultado, há uma maior conscientização entre os consumidores que buscam suplementos e produtos que contenham alegações funcionais para a saúde intestinal, como prebiótico, no setor de bebidas. Além disso, embora os consumidores estejam mais familiarizados com prebióticos e probióticos, a conscientização e o interesse pelos pós-bióticos estão crescendo.
Como fibras e soluções bióticas não são apenas reconhecidas por apoiar a saúde digestiva, mas também o bem-estar geral, os especialistas observam que a demanda por esses ingredientes está aumentando e que há um claro potencial de crescimento contínuo, com pesquisas de mercado recentes prevendo que o segmento de microbioma global business-to-business total, que inclui ingredientes prebióticos e probióticos para alimentos, bebidas e suplementos dietéticos, terá um CAGR de 8,6% durante 2022-2027. As marcas de bebidas que aproveitam esta oportunidade com o desenvolvimento de novas ofertas funcionais com soluções bióticas estão destinadas ao sucesso com um grupo cada vez maior de consumidores preocupados com a saúde.
À medida que a demanda dos consumidores por bebidas que apoiam a saúde digestiva continua a se expandir, os fabricantes podem facilmente incorporar fibras prebióticas em uma variedade de bebidas. O uso de simbióticos, mistura de prebióticos e probióticos, é uma nova maneira de aumentar a saúde digestiva, obtendo os benefícios de prebióticos e probióticos.
Quando se trata de incorporar ingredientes como fibras ou soluções bióticas em uma formulação de bebida, os especialistas observam que é melhor adotar uma abordagem de formulação completa. Entender como os ingredientes irão interagir uns com os outros, bem como as condições de formulação pelas quais os ingredientes podem passar, levará a melhores resultados e alcançará metas importantes, incluindo atributos sensoriais e de suporte ao bem-estar.
A estabilidade, o sabor e a tolerância digestiva também são um desafio ao adicionar ingredientes para a saúde digestiva, uma vez que a tolerância térmica, UV e ácida dos ingredientes adicionados é essencial. Além da implicação do sabor, em níveis significativos, algumas fibras podem fornecer uma textura lisa ou viscosa; dependendo da matriz de bebidas.
Apesar dos desafios, quando se trata de bebidas funcionais, os especialistas observam que a demanda por tais bebidas com alegações de saúde digestiva continua forte.