Amêndoas impulsionam a inovação em formulações cetônicas
Compartilhar:
Em uma onda de lançamentos de novos produtos, os desenvolvedores de produtos recorreram a um ingrediente-chave para fazer suas formulações amigáveis ao ceto: amêndoas.
A dieta cetogênica é caracterizada por ingestão extremamente baixa de carboidratos, alta ingestão de gordura e ingestão moderada de proteínas. No entanto, criar produtos sem carboidratos, mas com sabor e textura, é uma tarefa difícil.
Mas um ingrediente-chave pode ajudar a tornar as formulações amigáveis ao ceto: as amêndoas. Consideradas um ótimo ingrediente alternativo em alimentos tradicionalmente limitados ao seguir uma dieta cetogênica, incluindo massas, pães, assados, biscoitos e batatas fritas, barras e outros snacks, são um alimento completo e um ingrediente reconhecível que pode simplificar os rótulos dos ingredientes. Além disso, o seu perfil nutricional inclui proteína, fibra e gorduras insaturadas, bem como nutrientes essenciais, como vitamina E, magnésio e riboflavina, adequado para atender uma dieta cetogênica.
Nas formulações, as amêndoas podem adicionar indulgência e um perfil de sabor atraente. Em sorvetes cetônicos, por exemplo, as próprias amêndoas são misturadas para melhorar a experiência sensorial, ou a farinha de amêndoa é usada em inclusões assadas para aumentar a indulgência. Isso ocorre porque as amêndoas combinam bem com uma grande variedade de outros alimentos e seu sabor atraente e natural de nozes pode criar um sabor mais complexo e atraente, tanto em alimentos doces, quanto em alimentos salgados.
Em pães, uma categoria-chave para produtos cetônicos, as amêndoas podem ser usadas em conjunto com outros ingredientes funcionais para substituir a farinha de trigo tradicional.
As formas comuns usadas em formulações amigáveis ao ceto são amêndoas inteiras, pedaços de amêndoa, manteiga de amêndoa e farinha de amêndoa.