A categoria de snacks oferece uma ampla gama de produtos que atendem aos comportamentos do consumidor, que vão desde a indulgência habitual até escolhas conscientes e saudáveis com base em ingredientes e rótulos. Saúde, bem-estar e preocupações ambientais estão influenciando cada vez mais as escolhas dos consumidores nessa área, impulsionando a inovação.
O uso de ingredientes orgânicos e a evolução para barras nutricionais especializadas, de proteína, de substituição de refeições, de alimentos integrais e energéticas, são algumas dessas inovações, que oferecem uma fonte conveniente de nutrição portátil para saúde e sabor.
Contudo, atrair consumidores com consciência orgânica requer mais do que simplesmente substituir ingredientes convencionais por equivalentes orgânicos. Geralmente, inclui formulação ou reformulação estratégica para encurtar a lista de ingredientes, criando uma oportunidade para atrair mais consumidores-alvo com benefícios à saúde, como saúde intestinal, alto teor de fibras alimentares ou suporte imunológico, bem como com sustentabilidade e reivindicações de estilo de vida.
A escolha de ingredientes orgânicos para snacks exige ingredientes com funcionalidade multifacetada e entendimento completo do seu papel na definição da qualidade do produto acabado. Embora isso demande custos, agregar valor nem sempre aumenta o custo final.
Em alguns casos, a linha de base pode ser reduzida para tornar os snacks orgânicos mais acessíveis. O arroz, por exemplo, é um ingrediente básico que pode ser uma alternativa orgânica eficaz e familiar a ingredientes indesejáveis. O arroz orgânico com alto teor de amilose pode contribuir com textura crocante e é ideal para biscoitos infantis finos, pois não esfarela. A farinha de arroz também é uma alternativa econômica e livre de alérgenos, que contribui para texturas sedosas, ricas e cremosas.
Os corantes também representaram um desafio para os desenvolvedores de produtos orgânicos, especialmente quando se trata de snacks e principalmente quando se trata de versões doces, que dependem do apelo visual para transmitir indulgência. As farinhas de arroz pigmentadas demonstraram uma dupla vantagem em comparação com o corante vegetal padrão. Contribuem com fibra adicional a uma base de arroz branco polido e branqueado não apenas para obter uma tonalidade uniforme no tom desejado, mas também para adicionar textura e permitir uma alegação de fibra.
O arroz também oferece componentes bioativos, incluindo vitaminas do complexo B, tocoferóis e tocotrienóis para a saúde imunológica e redução dos riscos de doenças cardíacas e câncer. A grande quantidade de ácidos fenólicos que ocorrem naturalmente no arroz pigmentado pode melhorar o sabor durante a extrusão, enquanto as proantocianidinas, catequinas e epicatequinas no arroz vermelho e as antocianinas no arroz preto e roxo oferecem tons ricos em uma embalagem melhor para você.
O mercado global de snacks orgânicos está crescendo e à medida que expande e diversifica os ingredientes incorporadas em suas formulações, atendem não apenas ao desejo do consumidor por conveniência, mas também por produtos melhores para você.