Os consumidores que buscam soluções naturais que auxiliam no bem-estar cognitivo, no suporte imunológico e na saúde da pele podem encontrá-lo na curcumina, um composto químico isolado das plantas Curcuma longa L. (cúrcuma) que é conhecida na comunidade de nutrição por suas potenciais propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e antimicrobianas.
Estudos emergentes estão ampliando o alcance da curcumina, abrindo portas para aplicações potenciais que abrangem áreas como cognição, imunidade e saúde da pele.
Desde o início da pandemia global, os consumidores têm buscado com mais frequência soluções naturais para bem-estar cognitivo, humor, saúde emocional e mental e muitas outras subcategorias da saúde cognitiva. Além do aumento do interesse que impulsiona a demanda por soluções cognitivas e cerebrais, há uma demanda crescente de uma população envelhecida em busca de soluções naturais em uma abordagem proativa da sua saúde.
A curcumina está respondendo ao chamado, oferecendo benefícios pesquisados para o humor, memória, fadiga e função cognitiva geral.
Estudos demonstram um impacto significativo tanto para as pessoas preocupadas com o declínio cognitivo quanto para as pessoas que buscam melhorar o desempenho cognitivo. Também mostraram que a curcumina pode melhorar o humor e cognição, como diminuição da fadiga, diminuição da tensão e ansiedade, melhora da memória de trabalho, atenção sustentada e melhora da memória espacial e do aprendizado.
A saúde imunológica também tem estado na vanguarda da atual crise global de saúde. Os possíveis benefícios da curcumina para a imunidade são bem pesquisados, com evidências emergentes reforçando a reputação do composto.
À medida que a pesquisa da curcumina evolui, novas áreas surgem, como a saúde da pele. A dermatite atópica, também conhecida como eczema, é caracterizada por manchas vermelhas e pruriginosas na superfície da pele. O uso oral de curcumina em indivíduos com dermatite atópica e tratados com hidratantes e cremes de ceramida impactou as reações da pele a estímulos internos e externos na ocorrência de rupturas de pele. Também há relatos de maior redução do estresse oxidativo, melhora na oxigenação e fluxo da pele e melhora das propriedades da pele, como teor de óleo e água, hidratação e elasticidade.
Fonte: Natural Products Insider