Um novo ensaio clínico randomizado, conduzido por Gaylor et al,[i] demonstra que o carboidrato de liberação lenta e sustentada Palatinose™ da BENEO melhora aspectos do sono quando é consumido como uma bebida antes de dormir. Com a promoção de níveis mais equilibrados de glicose no sangue, especialmente durante a primeira metade da noite, a Palatinose™ pode favorecer uma fase mais longa de sono profundo[ii], resultando em um sono mais reparador. Com base nesta pesquisa, agora existem ainda mais evidências de que a Palatinose™ proporciona uma série de benefícios além da saúde metabólica.
Vários estudos ao redor do mundo indicam que a prevalência de insônia varia entre 10% e 30% da população, chegando em alguns casos a até 50% ou 60%.[iii] A má qualidade do sono é amplamente reconhecida como um fator de risco para obesidade, distúrbios no metabolismo da glicose e demência, tornando a insônia um importante problema de saúde pública. Nesse contexto, as descobertas de Gaylor et al. são de fundamental importância, pois demonstram que a escolha adequada de carboidratos pode ter um impacto positivo no sono e no bem-estar mental de uma pessoa.
O estudo foi desenhado para explorar o efeito da Palatinose™ (isomaltulose), em comparação com a glicose sobre o sono. Utilizando um desenho cruzado, duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, o estudo foi realizado com 20 homens jovens e saudáveis, com idade média de 24 anos. A glicemia dos participantes foi monitorada continuamente, enquanto as métricas do sono foram registradas em laboratório por meio de polissonografia e actigrafia[iv]. Uma semana após a noite de aclimatação em laboratório, metade dos homens recebeu 50g de isomaltulose, enquanto a outra metade recebeu 50g de glicose dissolvida em 300ml de água. Mais uma semana depois, os grupos foram invertidos, com os que tomaram glicose recebendo a bebida com Palatinose™ e vice-versa. Em todas as três visitas ao laboratório, os participantes consumiram um jantar padronizado antes de assistir a uma série de histórias neutras, positivas e negativas. Aproximadamente15 minutos antes de dormir, por volta das 23h, as bebidas foram ingeridas. Na manhã seguinte, os participantes realizaram um teste de recordação da história.
Os resultados mostraram que os participantes que consumiram a bebida com Palatinose™ antes de dormir tiveram uma liberação mais lenta e sustentada de glicose no sangue, evitando quedas nos níveis de açúcar, especialmente durante a primeira metade da noite. Além disso, aqueles que consumiram a bebida com Palatinose™ na segunda intervenção tiveram uma fase de sono profundo prolongada, com uma média 22 minutos a mais. Isso ocorre porque níveis mais equilibrados de glicose no sangue promovem um sono mais profundo e menos períodos de vigília. Também foi observada uma melhora na memória da história com conteúdo neutro quando a Palatinose™ foi consumida como segunda intervenção.[v]
Comentando os resultados, o Dr. Stephan Theis, Head of Nutrition Science and Communication da BENEO, afirma: “Estas descobertas são significativas, pois o sono profundo, ou de ondas lentas, é importante para a recuperação física e para a saúde cognitiva. Ao apoiar níveis equilibrados de açúcar no sangue e prolongar a fase de sono profundo, a Palatinose™ pode promover um sono reparador e melhorar o bem-estar geral. Sua capacidade de manter os níveis de açúcar no sangue durante a noite também pode ter implicações de longo prazo para intervenções dietéticas, visando distúrbios do sono e o declínio cognitivo”.
A Palatinose™ (isomaltulose) da BENEO é um carboidrato inteligente e de origem natural que fornece a energia total dos carboidratos (4kcal/g) de uma forma mais equilibrada, graças ao seu perfil de baixo índice glicêmico. Por ser um açúcar, a Palatinose™ tem a fisiologia de um carboidrato complexo, pois é absorvido lentamente. A Palatinose™ é produzida pelo rearranjo enzimático da ligação glicosídica entre glicose e frutose na sacarose. Como resultado, possui propriedades de liberação lenta, não é cariogênica, e é100% vegana, kosher e halal. Além disso, não contém organismos geneticamente modificados (OGM).
[i] Gaylor CM et al (2024); Bebidas com baixo e alto índice glicêmico afetam diferencialmente a polissonografia do sono e a consolidação da memória: um ensaio clínico randomizado. Pesquisa Nutricional. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S027153172400157X?via%3Dihub (Online desde 12/04/2024)
[ii] PalatinoseTM ajuda a prevenir contrarreações que interrompem o sono. Isso porque ter níveis de glicose no sangue mais equilibrados durante a noite tem mostrado desativar neurônios que promovem a liberação de hormônios como adrenalina ou cortisol.
[iii] Bhaskar S, Hemavathy D, Prasad S. Prevalência de insônia crônica em pacientes adultos e sua correlação com comorbidades médicas. J Family Med Prim Care. 2016 Out-Dez;5(4):780-784. doi: 10.4103/2249-4863.201153. PMID: 28348990; PMCID: PMC5353813.
[iv] A polissonografia (PSG) é um tipo multiparâmetro de estudo do sono e uma ferramenta de diagnóstico na medicina do sono. A actigrafia é um método não invasivo de monitoramento dos ciclos de descanso/atividade humanos.
[v] Os dados indicam que foi necessário um tempo para aclimatação no local do estudo.
Créditos da Imagem: BENEO/Divulgação