A Kerry, empresa mundial em sabor e nutrição, está apontando que os sabores inspirados em receitas tradicionais e de nostalgia, que passam de geração em geração, vão guiar as novas tendências de alimentos e bebidas em 2023. Os insights fazem parte do relatório anual Taste and Nutrition Charts, que oferece uma análise profunda de sabores e nutrientes que estarão moldando a inovação na indústria alimentícia nos próximos meses e anos.
De acordo com o relatório, o sabor continua sendo o principal fator quando se trata de escolhas de alimentos e bebidas pelos consumidores, que neste ano, serão motivados pela simplicidade, sustentabilidade e cumprimento das suas metas nutricionais. No entanto, haverá aumento de combinações de sabores não convencionais, como caramelo salgado e esquites (aperitivo popular no México), com forte interesse em ingredientes funcionais e sabores que remetam a uma história.
O Taste and Nutrition Charts apontou para um ressurgimento de antigas práticas culinárias e receitas de herança, à medida que os consumidores dão mais importância à tradição e à proveniência. Ingredientes como estragão, pimenta-do-reino, ashwagandha indiana e grãos antigos, estão encontrando um novo lar nas aplicações de lanches e bebidas.
A indulgência também terá um novo significado, com os consumidores mais jovens, em particular, buscando misturas de alimentos e bebidas familiares que apreciam, combinadas com novas tonalidades de sabor emergentes. Essa tendência é aumentada pela influência de canais de mídia social, como TikTok e Instagram.
Haverá, ainda, uma corrida por combinações não convencionais de ingredientes tradicionais e perfis de sabor emergentes de outras regiões, como carnes com crosta de gergelim preto, coquetéis com especiarias Sriracha e curry aioli, e uma sede de bebidas mais saudáveis com ingredientes funcionais, como ashwagandha.
Além disso, em 2023, os consumidores buscarão valor quando a inflação chegar em casa. Mas ainda gravitarão em torno de produtos que permitem indulgência permissível, continuando na busca por sabores simples, como queijo cheddar e caramelo, em favoritos nostálgicos, como biscoitos e salgadinhos.
De acordo com Soumya Nair, diretora global de Pesquisa e Insights do Consumidor da Kerry, os sabores têm uma maneira poderosa de transmitir uma história, especialmente quando se trata de tendências e preferências do consumidor. “Este ano, testemunharemos o ressurgimento de tradições consagradas e receitas tradicionais, pois os consumidores desejam misturas de sabores conhecidos com sabores novos e emergentes. O conforto ainda reina supremo, com balas de menta, avelãs, chocolates, queijos e pimentas ainda dominando o paladar. Seja uma guloseima nostálgica, um prato reconfortante ou uma alternativa saudável, os consumidores esperam uma maior variedade de sabores em 2023”, acrescentou.