A cor é um dos atributos mais importantes da aparência de qualquer alimento ou bebida, podendo
desempenhar papel importante nas percepções do consumidor e no comportamento de compra. Mas quais cores devem ser tendência em 2023? E quais fatores estão impulsionando essas tendências?
Segundo especialistas, a indústria de alimentos e bebidas deve se preparar para as tendências de sabor pastel em 2023, juntamente com pigmentos suaves e mais neutros.
Especificamente no primeiro semestre do ano, a expectativa é de que cores como a lavanda sejam uma tendência em muitas categorias, paralelamente a inclusão de mais notas florais e herbais. Categorias como confeitaria, sorvete, bebidas e produtos de panificação são descritas como adequadas para tons pastéis.
Ao mesmo tempo, cores mais ousadas e brilhantes também devem ser adotadas pelos fabricantes de alimentos e bebidas em 2023.
Embora os tons de amarelo e laranja já sejam muito familiares em quase todos os produtos alimentícios e bebidas, com fontes de cores naturais, incluindo cenoura, páprica e açafrão, devem se tornar mais dominantes neste ano.
Os especialistas destacam que as cores psicodélicas deverão ser mais adequadas para produtos que contenham ingredientes que estimulam a mente, enquanto os tons brilhantes e altamente saturados, deverão combinar com alimentos e bebidas hipertáteis para os consumidores da Geração Z, como por exemplo, bebidas com texturas lisas, pegajosas e gelatinosas.
A vertente da saúde é outro fator que motiva os consumidores a adquirirem produtos que tenham valor acrescentado para o seu bem-estar físico e emocional. E, nesse aspecto, os especialistas observam que se vincularmos essas tendências à psicologia da percepção de cores, os tons que vão do amarelo quente ao laranja se encaixam perfeitamente, já que o amarelo trará emoções positivas, como felicidade e humor, além de ser energizante e enriquecedor.
Outros impulsionadores que influenciam essas tendências de cores incluem, em particular, os consumidores da Geração Z, que buscam combinar indulgência lúdica com bem-estar pessoal e ambiental. Há uma demanda crescente por alimentos e bebidas naturais, sustentáveis e saudáveis que também sejam divertidas, emocionantes e, devido ao surgimento das mídias sociais, altamente fotogênicas.