A Flavorchem, empresa de sabores e fragrâncias, está ajudando as marcas a aproveitar a tendência crescente de hard seltzer com uma nova linha de sabores de rótulos limpos. O lançamento apresenta sabores singulares e combinações frutadas, que são não-OGM, Kosher, vegano e livre de alérgenos.
A nova linha inclui os sabores Romã, Pêra, Melancia, Melão, Lichia de Framboesa, Cranberry Laranja, Lavanda Tangerina e Chá de Limão.
Segundo a Flavorchem, os hard seltzers superaram todos os outros segmentos de bebidas com sabor de malte em 2020, com vendas registradas de US$ 6,8 bilhões, aumento de 68,2%,representando 40% do crescimento geral em dólares da categoria.
Rebecca Shurhay, analista de marketing da Flavorchem, observa que o rápido sucesso dos hard seltzers no mercado é impulsionado por sua imagem melhor para você. “Essas bebidas normalmente contêm menos carboidratos, calorias e açúcar, junto com um rótulo mais limpo, atraindo, assim, grupos demográficos mais jovens, que são a força motriz do Movimento Consciente de Beber”.
A nova linha de sabores da Flavorchem também é sem ingredientes do Prop 65, lista de ingredientes conhecida pelo estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que estão ligados ao câncer.
Com a inovação crescendo na categoria, não há uma maneira única de criar um seltzer de sucesso.
“Vimos dois desafios principais ao formular os hard seltzers: o tipo de álcool e o tipo de adoçante utilizado. Alguns álcoois eram crocantes e limpos, o que permitia que o sabor fosse facilmente percebido, enquanto outros usavam álcoois mais fermentados”, afirmouNiki Hernandez, gerente de P&D e especialista em sabores da Flavorchem.
Segundo Hernandez, a variação do adoçante é generalizada em toda a categoria de hard seltzer. “Os níveis de adoçante variam de nenhum a algumas gramas de açúcar e adoçantes de alta intensidade. Qualquer uma dessas variações pode ser superada selecionando o sabor certo para misturar todos os elementos”, observou.
Fonte: Food Ingredients First