As novas tendências mundiais no mercado de chocolate refletem a sociedade moderna, ávida por inovação permanente e originalidade. Neste cenário, os fabricantes do segmento buscam se diferenciar, de modo a criar novas oportunidades para suas marcas. Para ajudá-las neste desafio, a multinacional Duas Rodas, líder nacional na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e bebidas, acaba de trazer ao mercado a linha Chocolates Collection, uma coleção de aromas lipossolúveis voltados à produção de chocolates com sabores diferenciados.
A nova linha possui 19 perfis aromáticos idênticos às suas inspirações naturais, incluindo sobremesas e doces apreciados pelos brasileiros, como: tiramisu, creme brulèe, torta de limão, pão de mel, trufas, doce de leite e caramelo. O portfólio da coleção conta ainda com outros sabores consagrados no gosto popular, como: coco, brigadeiro, cappuccino, laranja, avelã, nozes, tutti-frutti, pimenta, frutas vermelhas, cereja, morango e menta.
O pontapé inicial para o desenvolvimento da coleção veio da escuta do mercado. A Duas Rodas fez um levantamento junto a empresas do segmento de chocolates que vinham buscando inovação em sabores e, a partir daí, iniciou um estudo de tendências que deu origem à nova linha. Este estudo mostrou, por exemplo, que no mercado europeu esse movimento de trazer sabores de sobremesas para as prateleiras do varejo alimentício continua bastante forrte e bem sucedido.
"A indústria brasileira já começou a buscar essas novidades para chamar a atenção do consumidor, uma vez que ele está a cada dia mais exigente. Antes, ao comprar um chocolate, a questão mais importante considerada por este consumidor era o preço, hoje o sabor é um fator que se sobrepõe", revela Breda Peres, especialista de produtos da Duas Rodas.
E ela tem razão. Segundo informações da Abicab - Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, para 38% dos consumidores o sabor é aquilo que mais importa quando se trata do consumo de chocolates, seguido de outros fatores como consistência (19%), cheiro (14%), saúde/nutrição (12%) e qualidade (8%). A questão do preço aparece como mais relevante para apenas 5% do público consultado.
"A aplicação destes aromas dará às marcas a oportunidade de gerar produtos diferenciados, mais elaborados, que proporcionarão uma experiência de consumo inovadora, pois ao comprar um chocolate em busca de um momento de prazer, a sensação que essa degustação despertará no consumidor irá muito além do chocolate; ele também terá o gosto daquela sobremesa preferida ou de sabores que lhe são reconfortantes, tornando o momento ainda melhor", avalia a especialista da Duas Rodas.
A linha de aromas lipossolúveis Chocolates Collection da Duas Rodas tem como foco de mercado as indústrias de chocolate brasileiras e da América Latina.
Confira abaixo a lista dos 19 perfis aromáticos da coleção
- Tiramisu
- Brigadeiro
- Coco
- Nozes
- Cereja
- Frutas Vermelhas
- Creme Brulèe
- Avelã
- Morango
- Torta de Limão
- Pão de Mel
- Doce de Leite
- Tutti-Frutti
- Caramelo
- Trufas
- Laranja
- Pimenta
- Cappuccino
- Menta
Sobre a Duas Rodas Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há 90 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em dois grandes mercados: o de Sabores, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos, soluções integradas e ingredientes para a área de nutrição animal, com a marca Statera; e o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Selecta e Mix. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e Manaus), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Em constante expansão, a multinacional brasileira adquiriu, recentemente, a Mix Indústria de Produtos Alimentícios, que atua com linhas de confeitaria e chocolateria, em São Bernardo do Campo (SP).