Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote
Vote

Esconder

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Saúde, sustentabilidade, plant-based e transparência estão no foco para 2021

Abordagem mais proativa com foco em produtos saudáveis, particularmente benéficos ao microbioma intestinal, aumento da preocupação com a sustentabilidade, ampliação das apostas em alternativas plant-based e transparência nas relações com a sociedade são as grandes tendências para a indústria global de alimentos identificadas pela americana ADM para o ano de 2021.

Em pesquisa realizada por meio de uma plataforma própria que fornece insights sobre o comportamento do consumidor, a empresa reuniu informações de diversos países no último ano e confirmou que as demandas e exigências estão mudando rapidamente no mercado de alimentos, da mesma forma que as indústrias do setor estão tentando acompanhar essas transformações com investimentos em tecnologias, mudança de postura e lançamento de novas marcas e linhas de produtos. “Estamos vendo uma maior demanda por alimentos e bebidas que apoiam o sistema imunológico, melhoram nosso humor e reduzem nosso impacto ambiental, em parte impulsionada pelas tensões humanas emergentes. Isso proporcionou uma oportunidade única para as marcas desenvolverem novos produtos inovadores que mudarão para sempre a maneira como comemos e bebemos. Será um ano de inovação, marcado por avanços significativos na nutrição”, diz Vince Macciocchi, presidente da divisão de Nutrição da ADM.

A pesquisa identificou, por exemplo, que 31% dos consumidores estão comprando mais itens customizados para sua saúde, e que 50% deles manifestam preferência por alimentos e bebidas que contêm ingredientes naturalmente benéficos. Segundo o estudo, o desejo de influenciar a saúde e o bem-estar por meio de alimentos e bebidas está criando novas oportunidades para produtos ricos em nutrientes, que trazem benefícios funcionais para a saúde e visam apoiar o sistema imunológico, melhorar o humor e manter a energia; fatores sensoriais como sabor e cor também desempenham um papel cada vez mais importante.

Ainda conforme a pesquisa, 65% dos consumidores desejam que suas ações diárias tenham impacto positivo sobre o ambiente e, por isso, 32% deles já compram itens produzidos a partir de práticas sustentáveis. “A crescente conscientização de nosso impacto coletivo sobre o meio ambiente gerou uma demanda cada vez maior para que as empresas demonstrem seu compromisso com a sustentabilidade além do produto final, o que inclui a compra responsável e os padrões operacionais”, afirma a ADM.

Nessa frente, um dado chama a atenção: cerca de 25% dos consumidores sofrem de problemas digestivos no mundo e desse total, 50% afirmam que esses problemas têm impacto moderado ou grave na sua saúde geral. Produtos direcionados ao microbioma intestinal, portanto, têm demanda potencialmente crescente. Conforme a ADM, 56% dos consumidores de produtos plant-based estão tentando comer mais alimentos e bebidas na versão vegetal, posicionando as proteínas alternativas como um fenômeno cada vez mais popular. Nesse mercado, a pesquisa apontou não se tratar apenas da demanda por hambúrguer vegetal que tem aumentado, mas também de alternativas como peixes, queijos e lanches proteicos prontos.

Segundo a ADM, os produtos de carne alternativa também continuam a evoluir, com novas tecnologias, como impressão 3D e fermentação de proteínas, desempenhando um papel importante no incentivo à inovação. As novas carnes à base de vegetais incluirão produtos de músculos inteiros, como bife e peito de frango, carne e bacon, entre outros.

Em todos os casos, a preocupação com a origem dos alimentos e sua rotulagem também tem crescido no mundo. Segundo a pesquisa, 26% dos consumidores globais já procuram no rótulo o país de origem dos alimentos e bebidas que compram.

Fonte: Food Innovation




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001