Esconder

//

Guia 2021

Cadastre-se
anuncie
MENU

Cotação de Ingredientes

Guia de Fornecedores

CADASTRE SUA EMPRESA - CLIQUE AQUI


Probiótico pode aliviar depressão e melhorar o sono

Uma nova pesquisa descobriu que o suplemento probiótico é útil para aliviar os sintomas de depressão e ansiedade, bem como melhorar a qualidade do sono em adultos saudáveis.

Pesquisas indicam que o microbioma intestinal humano está envolvido na saúde mental por meio de interações bidirecionais do eixo intestino-cérebro, que envolve as vias imunológicas, neurais, endócrinas e metabólicas entre o intestino e o cérebro. Assim, a ingestão oral de probióticos pode ter efeitos terapêuticos sobre os sintomas psiquiátricos, promovendo um microbioma intestinal saudável e equilibrado.

Nos últimos anos, a literatura vem sugerindo que os probióticos compostos por cepas específicas dos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium podem ter o potencial de prevenir e tratar várias condições psiquiátricas, como depressão e ansiedade.

O probiótico NVP-1704 é uma mistura de Lactobacillus reuteri NK33 e Bifidobacterium adolescentis NK98. Vários ensaios pré-clínicos demonstraram que o NVP-1704 pode aliviar a ansiedade e a depressão, em estudos com camundongos, modulando as respostas imunológicas do intestino e a composição da microbiota intestinal.

Os dados resultantes de um estudo paralelo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo no Hospital Bundang, da Universidade Nacional de Seul, na Coréia, sugerem que o NVP-1704 é um probiótico seguro e bem tolerado, com efeitos benéficos na depressão e no sono em adultos saudáveis. O estudo também revelou uma redução significativa nos níveis séricos de citocina IL-6 pró-inflamatória após o tratamento com NVP-1704. Em consonância com esses achados, a análise do microbioma demonstrou que indivíduos tratados com NVP-1704 tinham uma composição da microbiota intestinal com proporções reduzidas de Enterobacteriaceae para Bifidobacteriaceae e Enterobacteriaceae para Lactobacillaceae, o que poderia estar associado a uma melhor saúde mental.

Os pesquisadores concluíram que a redução significativa nos níveis séricos de citocinas pró-inflamatórias IL-6 sugere que a administração de cepas de Bifidobacterium e Lactobacillus pode diminuir a secreção de citocinas pró-inflamatórias. O relatório afirma: “Embora o mecanismo exato precise ser mais elucidado, a modulação das vias neuro inflamatórias, devido à modificação benéfica do microbioma intestinal, pode ser os principais componentes subjacentes aos efeitos benéficos do NVP-1704. A neuro inflamação induzida por várias condições médicas desempenha papel importante na fisiopatologia da depressão, ansiedade e insônia. Portanto, a supressão de IL-6 pode ser responsável pelos efeitos psicotrópicos do tratamento com NVP-1704”.

Estudos longitudinais em humanos em grande escala, altamente controlados, podem ser conduzidos no futuro para confirmar os efeitos benéficos de vários probióticos na saúde mental e no sono.

Fonte: Nutra Ingredients




Envie uma notícia



Telefones:

Comercial:

11 99834-5079

Newsletter:

© EDITORA INSUMOS LTDA.

001